Os órgãos ambientais e de vigilância sanitária interditaram um matadouro clandestino
Os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Justiça e Segurança Pública (MJ) realizaram, durante o período de 13 a 18 de dezembro, as operações Ronda Agro II e Hórus, no estado de Mato Grosso, com objetivo de coibir o comércio e o uso de defensivos agrícolas irregulares com princípios ativos proibidos no Brasil e produtos contrabandeados de países vizinhos.
Ao todo, foram apreendidos 275,5 litros e 10.949,1 quilos de defensivos agrícolas irregulares, durante fiscalizações em seis empresas, 40 propriedades rurais, uma indústria e um veículo transportador em trânsito, nos municípios de Primavera do Leste, Poxoréu, Campo Verde, Paranatinga, Rondonópolis, Itiquira e Pedra Preta.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Auditores fiscais federais agropecuários do Mapa e fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (Indea) lavraram 29 autos de apreensão e 28 autos de infração, totalizando 57 autuações.
Essa foi a segunda ação nacional conjunta entre o Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira) e o Programa Nacional de Segurança de Fronteiras e Divisas (Vigia), como parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras. A equipe apreendeu ainda um veículo roubado e interceptou um veículo, que estava transportando 1.360 kg de carnes suína e bovina de origem desconhecida. As mercadorias foram destruídas. Os órgãos ambientais e de vigilância sanitária interditaram um matadouro clandestino.
Participaram das operações seis equipes de fiscalização, compostas pelo Indea, Polícia Militar (Companhia Independente de Força Tática, 5º e 14º Batalhões de Polícia Militar e Companhia de Policiamento Ambiental), Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e auditores fiscais federais agropecuários lotados nos seguintes estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Brasília.
A operação contou ainda com a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de fiscais dos órgãos estaduais de defesa agropecuária do Ceará, de Pernambuco, de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul.
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz