Especialistas

Embrapa e parceiros promovem 2º dia de Campo sobre ILPF

O 2° dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e Bioma Pantanal Matogrossense em Cáceres será realizado na sexta-feira (4). O evento será no campo experimental do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e é destinado aos agricultores, pecuaristas, silvicultores, estudantes, pesquisadores e profissionais vinculados ao agronegócio.

Os interessados em participar do dia de campo, poderão se inscrever no local do evento a partir das 7h. As inscrições são gratuitas. A abertura será ás 7h40 com o diretor geral do IFMT de Cáceres, Milson Serafim e com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) e da Embrapa.

O campo experimental do IFMT é uma das Unidades de Referência Tecnológica (URT) acompanhada pela Embrapa Mato Grosso.

Programação

A programação do evento contará com apresentações, palestras e circuitos das estações de campo.

A primeira atividade será uma apresentação do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), feita pelo analista da instituição, Felliphe Costal. Na sequência o pesquisador da Embrapa Flávio Wruck e o professor do IFMT Arthur Chaves farão uma palestra sobre histórico, características e perspectivas das espécies florestais implantadas na URT ILPF do IFMT.

Logo após, os participantes serão divididos em três grupos para percorrer o circuito das estações de campo.

Na estação sobre componente florestal, Fausto Takizawa, presidente da Arefloresta-MT, fará uma explicação sobre a importância de plantações de árvores e mostrará como está o cenário atual do setor de florestas plantadas. Haverá ainda palestra sobre o programa de desenvolvimento Florestal Sustentável para Mato Grosso, feita pela Sedec.

Em outra estação os professores do IFMT Carlos Barbosa e Roney Arruda falarão sobre o manejo de pastagem e ambiência animal. Na sequência haverá uma apresentação com Valter Peters, da Embrapa Produtos e Mercado, sobre as novas opções de materiais forrageiros lançados pela Embrapa.

Em uma terceira estação haverá mais duas palestras. O professor Juberto Sousa falará sobre o potencial de solos do Pantanal para implantação de sistemas de ILPF e o também professor do IFMT Felipe Neto abordará o manejo de poda no componente florestal da ILPF.

Apoio

O 2º Dia de Campo em Cáceres é realizado pelo IFMT, Embrapa e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. O evento conta com apoio de diversos parceiros e patrocínio da Rede de Fomento à ILPF, grupo formado pela Cocamar, Dow Agrosciences, John Deere, Parker Schaeffler, Syngenta e Embrapa para fomentar a transferência de tecnologia sobre sistemas integrados de produção em todo país.

A integração lavoura-pecuária-floresta é um dos pilares do Plano ABC, programa de metas criado pelo Governo Federal para redução das emissões de gases de efeito estufa na agricultura.

Artigos relacionados
Mercado FinanceiroNotícias

Custos de produção de suínos caem em maio; produzir frango ficou mais caro em 2022

EspecialistasNotícias

Instrução Normativa define novo método de classificação do solo no Zoneamento Agrícola

EspecialistasCuriosidadesNotícias

Cerveja de mandioca: Embrapa e Ambev selecionam genética para aumento de produção

EspecialistasNotícias

Carne produzida no bioma Pampa conquista selo de identificação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.