NotíciasEspecialistas

Empresa cria óculos de Realidade Aumentada (AR) para a pecuária leiteira

A empresa holandesa Nedap é pioneira a trazer soluções como estes óculos de Realidade Aumentada (AR) para a pecuária leiteira a fim de unir as vacas no mundo real e as informações digitais no mesmo campo visual.

É como se o celeiro “saltasse” para os óculos ou as próprias lentes “mapeassem” o curral e cada animal. Ou seja, por meio do Nedap CowControl e de óculos especiais (HoloLens da Microsoft), as percepções e informações sobre o rebanho ganham vida interativa e ficam visíveis em tempo real aos produtores.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

O equipamento também permite que novas informações sejam inseridas pelo pecuarista a partir de seus gestos ou comandos de voz para que eles interajam com o “mundo virtual’ e tenham ainda mais benefícios de gestão e manejo.

Isso permite que os agricultores interajam com a tecnologia da forma mais natural possível e os torna mais eficientes, produtivos e bem-sucedidos em seu trabalho.

A solução disruptivas ganhou vários prêmios de inovação. Pode-se dizer que o Nedap está um passo à frente da tecnologia, já que os dispositivos AR precisam efetivamente elevar o nível das atividades.

óculos de Realidade Aumentada (AR) para a pecuária leiteira

Interação intuitiva

Os atuais sistemas de gestão sobre os rebanhos apresentam os dados e informações aos produtores de leite em dispositivos como PCs, tablets e smartphones e, muitas vezes, difíceis de entender.

Por isso, o grande volume de dados atualmente exige uma equipe qualificada, o que é difícil de encontrar e manter. A empresa acredita que os dados precisam ser transformados em percepções valiosas, intuitivas e simples de manejar.

Ao combinar o Nedap CowControl com a tecnologia de realidade aumentada, a Nedap oferece aos produtores de leite uma maneira revolucionária e altamente intuitiva de receber informações sobre o rebanho e tomar decisões”, diz a empresa em seu site.

Assim, os produtores de leite e suas equipes conseguem insights sobre reprodução, saúde e localização de cada uma das vacas visualmente durante um simples passeio pelo celeiro.

Por meio do HoloLens da Microsoft, estas insights e recomendações são apresentados no mundo físico do fazendeiro e no campo de visão real. A informação é mostrada acima das vacas e se adapta automaticamente à localização do fazendeiro no celeiro e responde à direção para a qual ele olha.

Como resultado, o fazendeiro recebe automaticamente a informação certa no momento certo e no lugar certo no contexto do mundo real ao caminhar pelo celeiro.

óculos de Realidade Aumentada (AR) para a pecuária leiteira

Gestos e comandos de voz

As ações podem ser realizadas e registradas no sistema de gestão da Nedap apenas usando gestos manuais e comandos de voz. Isso significa que as limitações de um dispositivo portátil físico são eliminadas.

Deste modo, o produtor pode interagir com as informações da maneira mais natural e usar as duas mãos para outras tarefas. No caso de uma rotina de fertilização, por exemplo, não há necessidade de uma segunda pessoa para dar as informações e nenhuma administração depois de inserir as informações do tratamento no computador.

Compatibilidade com outros recursos da pecuária leiteira

O que torna possível esta nova maneira de experimentar as percepções do rebanho é a tecnologia mais recente no campo de Realidade Aumentada e Reconhecimento de Fala.

O aplicativo AR foi desenvolvido para ser capaz de trocar informações de rebanho de outras fontes no futuro, tornando possível integrar percepções de, por exemplo, programas de manejo de rebanho ou sistemas de ordenha na experiência de AR.

Abaixo você confere o vídeo de apresentação desta tecnologia

Fonte: Ag Evolution

AGRONEWS – Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados