Notícias

Audiência pública irá debater a importância da inovação e tecnologia nos sistemas produtivos agropecuários

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na próxima quinta-feira (9) sobre o tema “Inovação e tecnologia nos sistemas produtivos agropecuários“. O debate será realizado às 14 horas, em local a ser definido.

O estudo foi aprovado devido a necessidade de se alcançar uma melhor interlocução e da definição dos espaços de atuação dos Poderes e de todas as esferas do Executivo, sendo necessária a atualização da legislação. Não somente as alterações para que as autoridades sanitárias possam executar melhor as medidas de saúde pública, mas a definição clara e o fortalecimento dos instrumentos e atuações de cada ente na retomada econômica, e da própria sociedade civil, que deve ter ação decisiva em uma organização estatal que deve tutelar menos e estimular mais. No atual cenário de consideráveis dificuldades de arrecadação, pairam inquietações sobre o financiamento para a reestruturação necessária para um novo desenvolvimento do País e também quanto à manutenção de toda a sua infraestrutura e quanto às demandas pelos serviços públicos.

Para alcançar os objetivos do estudo, serão desenvolvidas atividades com foco em 5 eixos principais:

  • a. Contextualização inicial socioeconômica, apresentação do contexto do mercado de trabalho do país, população, desemprego, informais, etc.
  • b. Avaliação das Políticas: análise das políticas brasileiras empreendidas na pandemia à luz das experiências internacionais, para compreensão aprofundada de como as políticas públicas existentes podem auxiliar na retomada e na geração de emprego e renda em bases sustentáveis e inclusivas.
  • c. Papel dos Setores: estudo das potencialidades da indústria, dos serviços especializados e da agropecuária no contexto de transformações globais.
  • d. Taxa de câmbio e macroeconomia: o exame da estabilidade da taxa de câmbio e das demais variáveis macroeconômicas.
  • e. Financiamento: investigar ampliação do crédito para a retomada das atividades econômicas, em especial para micro e pequenas empresas e para os setores mais atingidos.

Desta forma, urge um debate intenso e profundo com a sociedade, poder público e iniciativa privada de modo a refletir e implementar um arcabouço técnico e legal que estabeleça a reorganização estrutural necessária para a retomada econômica sustentável de todo o País.

DATA: 9/09/2021 (quinta-feira)
HORÁRIO: 14h00
LOCAL: Plenário a definir, Plataforma ZOOM e E-democracia

PALESTRANTES

  • Cléber Oliveira Soares – Secretário-Adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA
  • João Carlos Marchesan – Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos -Abimaq
  • João Martins da Silva Junior – Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA
  • Durval Dourado Neto – Diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – USP
  • Maria Lúcia Falcón – Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e ex-presidente do INCRA

RELATORES:

  • Deputado Da Vitória (CIDADANIA/ES)
  • Deputado Francisco Jr. (PSD/GO)

Fonte: Agência Câmara

AGRONEW® – Informação para quem produz

 
telegram agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados