Mundo AnimalNotícias

Border Collie: saiba mais sobre essa raça incrível!

O Border Collie é considerado um dos cachorros mais inteligentes e leais. De médio porte, ele tem muita energia e está sempre apto para praticar alguma atividade, por isso, tem conquistado cada vez os fazendeiros que buscam um cão de trabalho.

Por estar sempre tão disposto, o Border Collie tende a procurar novos desafios, o que ajuda muito nos programas de adestramento. Por outro lado, ele pode ficar entediado facilmente quando essas características não são estimuladas. Se adapta muito bem às rotinas de trabalho e é um ótimo cão de guarda, já que está sempre em alerta com a chegada de estranhos.

Conheça a história do Border Collie

Cães pastores fazem parte da história do planeta e ao longo de centenas de anos a criação desses cachorros tinha como objetivo principal desenvolver uma raça que exercesse esta função da forma mais eficiente possível. Existem registros datados do século XVI que já evidenciam a existência de cães da raça Border Collie (que ainda não tinham esse nome). Eles eram perfeitos para o pastoreio nas regiões montanhosas da Grã-Bretanha se movimentando facilmente por mais de 50 quilômetros em um terreno irregular e até mesmo no frio durante um só dia. Além disso, esses cães se destacavam por não serem barulhentos e realizar o pastoreio sem latir ou mordiscar, apenas cercando agilmente o rebanho.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

O olhar do Border Collie também se destacava, uma vez que muitos donos de rebanho dizem até hoje que exemplares desta raça conseguem “hipnotizar” os outros animais, mostrando o que desejam apenas os olhando de forma fixa e focada. Em 1925, o nome Border Collie foi oficialmente registrado, fazendo referência à sua origem entre as fronteiras Inglesas e escocesas. Já o reconhecimento pelo American Kennel Club só ocorreu mais recentemente, em 1995. Assim, é muito comum que ele seja escolhido como cão de pastoreio!!

Expectativa de vida

A expectativa de vida do Border Collie varia entre 12 e 15 anos, dependendo das condições de saúde e hábitos. Por isso, é fundamental que o tutor adote todos os cuidados necessários para manter o pet saudável, garantindo vacinas, alimentação de qualidade, exercícios físicos e muito carinho.

Curiosidade

Border Collie

Uma das primeiras coisas que chamou a atenção na raça foi o fato de os cães conseguirem dominar o rebanho apenas com agilidade e olhar. Essa característica do Border Collie também faz parte da sua convivência com os humanos Seu olhar é sempre atento e ele também utiliza esse “poder” com os humanos quando quer algo. O contrário também acontece, o Border Collie costuma ficar atento ao olhar de seu tutor tanto que, após o treinamento, cães dessa raça podem utilizar apenas um olhar de seus donos como sinal de um comando.

A inteligência dessa raça vai muito além de pastorear ou pegar a bolinha. Striker é uma Border Collie famosa que entrou para o Guinness Book. Ela deteve um recorde mundial depois que conseguiu abrir a janela de um carro em 11,34 segundos. Mas não era janela elétrica, não. Era a manual mesmo! Chaser, a border collie atualmente mais famosa do mundo sabe identificar centenas de brinquedos por seus respectivos nomes. Esta border é ainda capaz de reconhecer mais de mil palavras! Collie vem da palavra celta “colley” e significa “útil” e “fiel”.

Temperamento

A personalidade do Border Collie é única e admirável. É uma raça extremamente alegre, brincalhona e muito, muito, muito ativa! Inteligentes e obedientes, são fiéis aos seus pais humanos ao mesmo tempo em que são também independentes. Estão sempre em alerta, se acostumados desde novo, o border pode viver perfeitamente com outros animais sem que insista em pastoreá-los (algo que pode acontecer quando não são socializados ou corrigidos corretamente).

São conhecidos pela postura alerta e ativa, demonstrando interesse nas coisas ao seu redor. Também é bastante receptivo e afetuoso quando ele já tem um relacionamento próximo com a pessoa, mas pode ser mais reservado com estranhos. Não é à toa que muitos admiradores da raça brinquem ao dizer que o Border Collie pode ser mais inteligente que o próprio dono. Sua fixação pelos estímulos físicos e mentais é tão forte que ele pode criar as próprias brincadeiras!

Inteligência

Quando falamos sobre inteligência e obediência, o Border Collie domina sendo considerado o cachorro mais inteligente do mundo! Isso mesmo, segundo o livro “A Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren, essa raça ocupa o primeiríssimo lugar da lista! Nesta categoria, o Border Collie se destaca por aprender comandos muito rapidamente, sem precisar de inúmeras repetições.

São muito focados e atentos e, assim como utilizavam (e ainda utilizam) essa característica na função de pastoreio, toda essa concentração também se mostrou impressionante em competições caninas como o Agility, por exemplo. São tão inteligentes e competentes que as competições de Agility possuem uma categoria só para cães da raça Border Collie, já que chega a ser injusto comparar cães dessa raça com as demais.

Por Daniele Delgado – AGRONEWS com informações pet love

AGRONEWS – Informação para quem produz

 
telegram agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados