EspecialistasNotícias

Como calcular arroba do boi corretamente?

Sempre ouvimos dizer sobre o preço e a necessidade de se obter mais arrobas

Sempre ouvimos dizer sobre o preço e a necessidade de se obter mais arrobas. Mas como calcular arroba do boi corretamente? Saber fazer essa “conta” irá te ajudar a negociar de forma mais assertiva e ter um melhor retorno sobre o seu investimento

Portanto prepare sua calculadora, que a partir de agora, vamos te ensinar como calcular arroba do boi corretamente.

Para que você absorva todo o conhecimento necessário, vamos começar explicando o que é a arroba, que também interfere no nosso dia a dia. É uma medida de origem árabe que foi adotada pelo Brasil e alguns outros países. Em outras palavras responsável para obter conhecimento sobre o peso da carcaça do boi. Para que não gerar dúvidas:

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Como calcular arroba do boi corretamente?

Para começarmos a esclarecer melhor a base cálculos da arroba do boi, é importante você saber as terminologias empregadas na pecuária de corte. Então vamos lá!

O que é Arroba?

É a medida que representa o peso da carcaça do boi. Algumas teorias afirmam que esse símbolo teria surgido na Idade Média. Os monges copistas, responsáveis por reescrever alguns manuscritos, foram usando esse símbolo como forma de abreviar a preposição latina “ad” que significa “para”, “em” ou “a”.

No entanto, foi em um documento datado de 1536 que pesquisadores encontraram o uso deste símbolo indicando a quantidade de vinho em um barril. O documento supostamente teria sido escrito por Francisco Lapi, um comerciante florentino.

Desde então, a arroba começou a ser usada para simbolizar o peso de produtos comercializados e também a indicar a taxa associada a eles. No Brasil, ela é muito utilizada para medir o peso de alguns animais ou líquidos, sendo que 1 arroba equivale a 15 kg, equivalente a 25 libras.

Como calcular arroba do boi corretamente?

O que é Carcaça?

Significa o peso da carne com os ossos. Geralmente, representa 50% do peso de todo animal. Exclui o sangue, couro, sebo e os miúdos.

Significado de Peso vivo

É o peso total representado na balança. Por exemplo, um boi de 450 kg pesa 30 @ . Note que isso se refere ao animal vivo, pesado na fazenda, mas não é isso que o frigorífico paga ao pecuarista. O abatedouro paga somente pela carcaça; ou seja, pelo animal morto sem a cabeça, sem a pele, sem os pés e sem as vísceras. Daquelas trinta arrobas sobram cerca de 15 @ na carcaça. A Informa Economics FNP fixou o rendimento de carcaça em 50% (podendo variar de 40 a 60%). Assim, um animal de 450 kg de peso vivo renderia somente 15 @ (450 kg / 30 kg ) de carcaça, por isso a liberdade de usar a arroba com 30 kg (arroba líquida, ou arroba carcaça).

Ficou mais fácil agora? Vamos fazer um trato. Se ao fim do texto, você ainda tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário que nós o responderemos, ok? Bora continuar.

Como calcular arroba do boi corretamente?

Então como calcular a arroba do boi corretamente?

Agora que aprendemos o que é a arroba, o cálculo fica muito mais fácil e prático. Cada arroba representa 15 quilos da carcaça de um bovino.

O cálculo para saber a arroba do boi é o seguinte:

Peso vivo multiplicado pelo rendimento da carcaça em porcentagem, dividido por 15. O resultado é o peso do boi em arroba.

Calma, se você ainda ficou confuso vamos fazer um exercício prático para checar se realmente ficou entendido este cálculo. Pegue uma calculadora para facilitar nas contas e siga o exemplo abaixo:

  • Um bovino tem 300 kg de peso vivo;
  • Logo, se vamos utilizar apenas os 50% de rendimento de carcaça, então isso é igual a 150 kg.

Logo, a conta correta para fazer o cálculo da arroba é: 300 X 0,5 (representa 50% da carcaça) / dividido por 15.

E aí, qual foi seu resultado? A resposta correta é 10. O que significa que esse bovino tem 10 arrobas.

Muita calma nessa hora, não se desespere…

Com toda certeza podemos utilizar a tecnologia para nos ajudar. Por exemplo alguns aplicativos foram desenvolvidos para fazer esse cálculo e facilitar a vida do produtor. Entre as opções estão o Pesa Fácil, aplicativo identifica suas medidas, peso e valor com precisão.

Para finalizar, agora que você sabe como fazer esse cálculo, basta promover uma pecuária eficiente, com pasto, água, manejo adequado baseado no bem-estar animal e, claro, nutrição no cocho. Assim, você atingirá suas metas e terá o retorno esperado.

Fonte: Boi Saúde – Pecuária inteligente

AGRONEWS® – Informação para quem produz

 
telegram agronews

8 Comentários

  1. Eu não entendi a respeito dos ossos eles fazem parte da carcaça? Se faz parte porque nós açougue os ossos não pesados juntos com a carne ? Ex – costelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados