Mundo AnimalNotícias

Cavalo Mangalarga conquista toda a família com sua versatilidade

Temperamento dócil e habilidade para as mais diferentes atividades equestres fazem com que o Cavalo Mangalarga do Brasil conquiste cada vez mais adeptos nas cinco regiões do país

O Mangalarga é um equino de origem legitimamente brasileira, conhecido por reunir uma ampla gama de qualidades, como funcionalidade, resistência, rusticidade, beleza e docilidade. A principal marca da raça, entretanto, é sua marcha progressiva, equilibrada e cômoda, responsável por proporcionar uma ótima experiência de montaria.

cavalo mangalarga
Os mangalarguistas são apaixonados por cavalgadas.
Crédito: Beto Falcão.

Essas qualidades todas fazem do Mangalarga um equino com ótima aptidão tanto para a lida na fazenda como para o esporte e para o lazer, atendendo a todas as exigências do padrão internacional do cavalo de sela. Por tudo isso, ele passou a ser definido como o cavalo de sela brasileiro, indicado tanto para o peão como para o patrão, tanto para a criançada como para os vovôs, tanto para as mulheres como para os adolescentes e jovens.

Esse aspecto democrático se reflete ainda na ampla variedade de atividades em que a raça se destaca. Seus representantes são referência em diversas modalidades equestres, como as copas de marcha, os poeirões, os raids, as cavalgadas de longa duração, as provas de maneabilidade, o hipismo rural, a arquearia montada, as Mangalargadas e os enduros de regularidade.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

As cavalgadas, aliás, são uma das grandes paixões da comunidade mangalarguista. Afinal, sua diferenciada marcha e sua incrível docilidade tornam o passeio por longos percursos cômodo e seguro para o cavaleiro, atraindo homens e mulheres das mais diferentes idades, desde os mais novinhos até os mais experientes, que encontram nessa atividade a oportunidade de estreitarem seus laços de amizade e de terem um momento especial de convívio com os equinos e com a natureza.

cavalo mangalarga
As mulheres têm participação importante nas provas da raça.
Crédito: Norberto Cândido.

O sucesso é tão grande que todos os anos dezenas de cavalgadas são realizadas país afora pelos núcleos regionais que reúnem apaixonados pelo Mangalarga das mais diferentes partes do Brasil. Geralmente são passeios de um dia, que percorrem entre 15 e 20 quilômetros. Mas também há cavalgadas com vários dias e até meses de duração. No início do ano, por exemplo, dois experientes cavaleiros – Pedro Aguiar, de 88 anos, e Sebastião Malheiro Neto, de 60 anos – concluíram uma cavalgada de cinco meses pela bacia do rio São Francisco, em uma jornada que percorreu 3.500 quilômetros.

O Mangalarga faz muito sucesso com as crianças por conta de seu temperamento dócil.
Crédito: Márcio Mitsuishi.

O calendário de mostras e provas da raça também é bastante movimentado. Organizado pela ABCCRM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga), ele abrange cerca de trinta exposições anuais nas cinco regiões do país, tendo como ponto alto a Exposição Brasileira, no primeiro semestre, e a Exposição Nacional, realizada no segundo semestre.

Outra grande atração do calendário mangalarguista é a Copa Mangalarga de Marcha e Função, evento que promove concorridos julgamentos de marcha e emocionantes disputas de maneabilidade, contando com o apoio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE) e o patrocínio de conceituadas empresas como a rede de lojas Cobasi e a marca Ypê.

cavalo mangalarga
O Mangalarga é o cavalo ideal para a lida com o gado.
Crédito: Jivago Queiroz.

Vale destacar, entretanto, que as medidas sanitárias adotadas em todo o país por conta da pandemia de covid-19 também alteraram a agenda de eventos da raça Mangalarga. Por esse motivo, é importante visitar o portal oficial da ABCCRM (www.cavalomangalarga.com.br) para conferir a programação atualizada. Lá você irá encontrar também informações sobre a história da raça, suas aptidões e sobre como se tornar um associado.

Não deixe também de seguir as páginas da Associação no Instagram (@mangalarga_oficial) e no Facebook (@ABCCRMOficial), para estar sempre por dentro das novidades do universo do cavalo Mangalarga.

Por Pedro C. Rebouças – Revista Mangalarga/PR Assessoria de Comunicação

 
telegram agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados