ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 1º a 06 de setembro 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Chuva volumosa atinge áreas produtoras do ES e sul da BA. Assista o Boletim CLIMATEMPO 1º a 06 de setembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana que antecede o feriado da independência.

Ao longo desta semana o destaque especial fica para a chuva mais expressiva esperada para o litoral do Espírito Santo, com acumulados que podem chegar a casa dos 70 mm. Tudo isso por conta da circulação marítima que sobra contra costa e também áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera.

Também tem previsão de chuva moderada a forte sobre todo o litoral da Bahia e acumulados que podem chegar aos 50 mm de chuva. Volta a chover sobre diversas áreas do Sertão Nordestino, desde o Ceará até todo estado do Maranhão.

Em grande parte do Brasil, a chuva perde um pouco de intensidade ao longo desses próximos dias e o tempo firme segue predominando em toda região central do país. Tem previsão de chuvas também em algumas áreas da região Sul do país especialmente no final da semana. Entre o Pará e sobre o estado do Amazonas não se descarta chances para temporais, principalmente durante a tarde.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 1º a 06 de setembro 2021

Frio retorna ao Sul do BR na segunda semana de setembro

Ainda no final desta semana uma área de baixa pressão atmosférica se forma sobre a costa do Rio Grande do Sul e Uruguai, dando origem a um ciclone extratropical. A partir da próxima segunda-feira (06), uma outra área de baixa pressão atmosférica vai se formar sobre o Paraguai, se alongando no estado gaúcho e provocando fortes temporais.

Nova frente fria avança pelo Sul do Brasil

Entre a terça e quarta-feira (08), este sistema chega ao litoral do Rio Grande do Sul dando origem a uma frente fria. Esta nova frente fria avança pelo Sul do Brasil provocando chuva forte no Rio Grande do Sul e sobre várias áreas do estado de Santa Catarina e do Paraná.

Na retaguarda deste sistema, uma nova massa de ar frio avança e derruba as temperaturas na Região. O pico do frio vai se concentrar entre a sexta-feira (10) e o sábado (11). Não se descarta a possibilidade de geada pontual em áreas das serras gaúcha e catarinense.

Esta deve ser a última onda de frio um pouco mais intensa deste inverno, mas, não se compara à onda de frio do mês de julho!

Terça-feira chuvosa no ES e norte do RJ

O estado do Espírito Santo tem registrado uma estiagem prolongada e pouca chuva, principalmente na metade norte do estado. Na região de Linhares, a situação é a mais crítica, entre 70 e 90 dias sem chuva significativa. Já na faixa sul, áreas mais próximas ao Rio De Janeiro e onde inclui a Capital, não chove de forma significativa entre 20 e 50 dias.

No entanto, este cenário muda: neste início de semana, atenção ao retorno da chuva volumosa no estado. A combinação de ventos nos níveis altos da atmosfera somados à entrada de umidade vinda do oceano favorecem chuvas fortes e volumosa na Grande Vitória e áreas mais próximas ao Rio de Janeiro.

Chuva forte e volumosa em Vitória

Em toda metade sul do Espírito Santo, incluindo a capital, Vila Velha, região de Alegre, Cachoeira de Itapemirim, Anchieta e áreas próximas ao Parque Nacional do Caparaó há previsão de chuva forte nesta terça-feira (31).

Modelos meteorológicos indicam acumulados de chuva entre 60 e 90 mm, mas localmente pode até passar dos 100 mm. Essa chuva pode vir em forma de temporais, trovoadas e ventos com magnitude de 55 km/h. A previsão é de céu encoberto, dia chuvoso e sem previsão de aberturas de sol; consequentemente, as temperaturas diminuem.

Chuva alcança o norte do estado!

A chuva alcança áreas do norte do estado, que são as áreas mais castigadas pelo longo período de tempo seco. Nesta terça-feira (31), o sol aparece entre muitas nuvens e há risco para chuva a qualquer hora com forte intensidade com raios e rajadas de vento.

Tempo instável no norte do Rio

A chuva também alcança áreas do estado do Rio de Janeiro nesta terça. O céu fica encoberto e a chuva acontece de forma frequente podendo vir com até forte intensidade por todo o norte fluminense. O sol ainda aparece nas demais áreas do estado e há condições para pancadas de chuva a partir da tarde.

Atualização para início de setembro: Risco de temporais no Espírito Santo

A combinação de ventos nos níveis médios da atmosfera somados à entrada de umidade vinda do oceano favorecem o aumento de nebulosidade no estado.

O primeiro dia do mês de setembro começa com muita chuva no estado e sobre a região da capital Vitória, com grandes volumes acumulados, raios e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h.

Todo o estado fica em alerta para temporais e chuva volumosa frequente ao longo desta quarta-feira (01).

Atenção! A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas.

Na quinta-feira (02), as instabilidades começam perder força. O céu fica cheio de nuvens, com chuva a qualquer hora ao longo do dia em todas as áreas do estado, mas, com fraca intensidade.

Na sexta-feira (03), a chuva se concentra em áreas do norte capixaba, o sol aparece, entre muitas nuvens na região de Linhares, Vila Valério e Boa Esperança e há risco de pancadas de chuva isolada a qualquer hora. O sol volta aparecer nas demais áreas do sul do estado e há condições para chuva fraca ao longo desta sexta-feira.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® – Informação para quem produz

 
telegram agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados