ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 20 de setembro 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 20 de setembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil neste início de semana.

Temperatura sobe em SP e no RJ nos próximos dias

A semana começou com temperaturas bastante elevadas em várias cidades da Região Sudeste do Brasil. O destaque foi o calor intenso sobre os estados de São Paulo e Rio De Janeiro. A passagem de uma frente fria aumentou a nebulosidade, provocou chuva e queda na temperatura ainda nesta semana. O tempo volta ficar firme ao longo deste fim de semana e as temperaturas sobem!

CLIMATEMPO São Paulo

A chuva ajudou aliviar um pouco a secura do ar em parte do estado de São Paulo. Há previsão de chuva em áreas do extremo sul e no litoral paulista no sábado (18), mas as instabilidades já começam perder força nas demais áreas, com o avanço da massa de ar seco.

Os próximos dias serão marcados por sol, tempo firme e seco, principalmente sobre áreas do interior, norte e noroeste paulista.

Alerta para baixos índices de umidade relativa do ar!

Na capital, as temperaturas entram em elevação já no domingo (18). A máxima fica em torno dos 31 °C, o tempo fica ensolarado e sem chuva. Na segunda-feira (20), sobe mais, a máxima prevista é de 33ºC.

CLIMATEMPO Rio de Janeiro

O tempo volta ficar firme no estado do Rio a partir do sábado (18). O sol volta predominar neste fim de semana, por todas as áreas, incluindo a região da Costa Verde e litoral. Os próximos dias serão ensolarados, com sensação de calor e temperaturas altas no decorrer da tarde.

A máxima na capital fica em torno dos 32 °C a partir deste sábado (18) até a segunda-feira (20). Na terça-feira, esquenta mais e os termômetros podem chegar aos 34 °C.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 20 de setembro 2021

URGENTE: Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias

Na última quinta-feira (16), a notícia de um possível tsunami na costa do Brasil gerou alarde e foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. O motivo foi o vulcão Cumbre Vieja, que teve um rápido aumento das atividades sísmicas e chamou a atenção de especialistas. O vulcão fica na ilha de La Palma, nas Canárias, a cerca de 500km da costa africana, a baixas latitudes – próximo ao Marrocos.

Neste domingo, 19 de setembro, o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção nas Ilhas Canárias, às 11h12 pelo horário de Brasília(15h12, horário local). Por enquanto, especialistas dizem que não há alerta para tsunami. A erupção, até o momento, é de pequeno porte.

O vulcão Cumbre Vieja é o mais ativo das Ilhas Canárias

A ilha de La Palma é a quinta maior das oito ilhas que compõem o arquipélago das Ilhas Canárias e a segunda mais alta. Ela é composta por dois vulcões, entre eles o Cumbre Vieja, localizado mais a sul. “Se a gente analisar a história eruptiva das ilhas de todo o arquipélago, as atividades vulcânicas começaram há algumas centenas de milhares de anos. Desde meados dos anos 1400, houve 13 eventos eruptivos, sendo 6 deles registrados na ilha La Palma e relacionados ao Cumbre Vieja”, explica Letícia, geóloga e vulcanóloga da Universidade de São Paulo (USP). Com isso, o vulcão é considerado o mais ativo das Ilhas Canárias.

O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entrava em erupção desde 1971 e voltou a ser notícia neste domingo(19) ao entrar em erupção novamente. No entanto, o vulcão só poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar um tsunami na costa brasileira, se atingisse o nível mais alto de atividade vulcânica, a chamada erupção explosiva. Porém, até o momento, como a erupção é de pequeno porte, os especialistas afirmam que o risco é baixo.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® – Informação para quem produz

 
telegram agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados