Curiosidades

Vídeo inédito mostra felino gigante fruto de cruzamento entre Leão e Tigre Siberiano

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra um felino gigante que foi apresentado como sendo um cruzamento entre o rei das selvas – o Leão e uma Tigresa Siberiana. Veja o vídeo no final desta matéria.

O Ligre (em inglês: Liger) como é conhecido, é um animal híbrido resultado do cruzamento entre um leão e uma tigresa. O seu aspecto é de um gigantesco felino dourado com listras difusas, e que pode ou não ter uma pequena juba. É atualmente o maior felino do mundo, possuindo até 3,3 metros de comprimento. O maior ligre do mundo e maior felino vivo, segundo o Guinness book é Hércules, que pesa 418 kg, possui 3,33 metros de comprimento total incluindo a cauda, e 1,25 metros na altura da cernelha. Hércules é considerado o maior felino do mundo. Contudo, medidas semelhantes já foram constatadas em um Tigre-siberiano de cativeiro chamado Jaipur.

Cruzamento

Os machos de ligre são estéreis, pois o número de cromossomos do tigre e do leão é par, mas diferentes, assim o ligre tem um número ímpar de cromossomos graças ao processo da meiose que ocorre na formação dos gametas femininos e masculinos (óvulos e espermatozoides, respectivamente). Porém as fêmeas são capazes de se acasalar com outro animal com características parecidas, como com um tigre ou leão puros.

Seus exemplares possuem a saúde muito delicada. O enorme tamanho que esses animais atingem ocorre pela ausência de genes que condicionem a produção dos hormônios inibidores do crescimento. Isso porque nos leões essa é uma herança materna, e nos tigres é paterna, portanto os ligres não recebem esses genes.

Vídeo inédito mostra felino gigante fruto de cruzamento entre Leão e Tigre Siberiano

O cruzamento entre leões e tigres só ocorre por ação do homem. Além de os hábitats de ambas as espécies serem muito distantes e diferentes, elas geralmente não compartilham os mesmos territórios, de maneira que há poucas possibilidades de se encontrarem para formar este estranho cruzamento na natureza.

Felino gigantes

Na atualidade leões asiáticos só existem na natureza em uma pequena área no bosque de Gir, na Índia. Antigamente porém, leões asiáticos e tigres coexistiram na Mesopotâmia, Cáucaso, Pérsia, Afeganistão e em grande parte do subcontinente indiano. No passado houve relatos de avistamentos de ligres na natureza, porém é extremamente provável que fossem na verdade apenas avistamentos de raros tigres dourados.

Veja abaixo o vídeo com o Felino Gigante

Saúde e longevidade

Embora os ligers tipicamente tenham uma expectativa de vida entre 13 e 18 anos, eles são ocasionalmente conhecidos por viver em seus 20 anos. Um ligress chamado Shasta nasceu no Zoológico de Hogle em Salt Lake City em 14 de maio de 1948 e morreu em 1972 aos 24 anos. Nook, um liger em uma instalação em Wisconsin, morreu em 2007, aos 21 anos de idade. Hobbs, um macho liger no Sierra Safari Zoo em Reno, Nevada, viveu até quase 15 anos de idade antes de sucumbir à insuficiência hepática, e pesava 450 kg.

Os híbridos panthera tendem a experimentar uma taxa mais alta de lesões e distúrbios neurológicos do que os não híbridos. Embora não seja universal, ligers e tigons podem desenvolver problemas de saúde. Problemas de falência de órgãos têm sido relatados em ligers, além de déficits neurológicos, esterilidade, câncer e artrite.

Fertilidade

A fertilidade de fêmeas de gatos híbridos é bem documentada em vários híbridos diferentes. Isso está de acordo com a regra de Haldane:em híbridos de animais cujo sexo é determinado por cromossomos sexuais, se um dos dois sexos estiver ausente, raro ou estéril, será o sexo heteromótico. As ligers masculinas são, consequentemente, estéreis, enquanto as ligers femininas não são.

Ligers e tigons foram pensados para ser totalmente estéril. No entanto, em 1943, um híbrido de quinze anos entre um leão e um tigre da ilha foi acasalado com sucesso com um leão no Zoológico de Hellabrunn de Munique. O filhote fêmea, embora de saúde delicada, foi elevado para a idade adulta.

Em setembro de 2012, o Zoológico Russo Novosibirsk anunciou o nascimento de um “liliger”, filho de uma mãe liger e um pai leão. O filhote se chamava Kiara.

Tecnologia

E por falar em felinos gigantes, imagine um Gato gigante 3D exibido em uma tela de alta definição, isso aconteceu em Tóquio no Japão. O “gato Shinjuku” já atraiu a atenção online, com usuários chamando-o de “fofo” e expressando seu espanto com a tecnologia.

Veja no vídeo abaixo como é impressionante o Gato gigante 3D.

AGRONEWS® – Informação para quem produz

 
telegram agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados