Escavadeiras Transformers, monstros hidráulicos existem desde 1966

Por incrível que pareça, escavadeiras que parecem ter saído direto de um filme dos Transformers existem há mais de 50 anos. Este dispositivo nada convencional foi criado pelos engenheiros Josef Kaiser e Ernst Menzi em 1966 para facilitar o trabalho em locais perigosos e de difícil acesso.

Desenvolvimento de escavadeira ambulante a escavadeira de aranha móvel e todo-o-terreno
A inovação e o desenvolvimento contínuo, juntamente com os clientes e operadores da Menzi Muck, foram cruciais para o desenvolvimento desta máquina moderna e multiuso.

maquinas transformers

A Menzi Muck 2500 foi a primeira escavadeira Spider ambulante do mundo. Apenas dois protótipos deste modelo original foram feitos. Esses modelos ainda não apresentavam pés, rodas e jibs ajustáveis.

Escavadeiras Transformers

Segundo o fabricante, além das pernas articuladas e extensíveis – semelhantes aos membros de uma aranha gigante – a escavadeira também é equipada com estabilizadores, rodas basculantes e caçamba móvel, que garantem maior mobilidade em relação aos equipamentos convencionais.

Originalmente, eles foram projetados para ambientes extremos, como os Alpes Suíços, onde as escavadeiras padrão não conseguem chegar. Os primeiros modelos tinham apenas um par de rodas dianteiras e traseiras de eixo único, além de um rebocador de perna de levantamento de braço hidráulico.

Verdadeiros Monstros hidráulicos

A partir da década de 1970, as escavadeiras ganharam braços hidráulicos mais avançados com rodas e pés estabilizadores embutidos. Esta atualização permite que eles fiquem de pé e se dobrem como cabras trepadeiras.

Atualmente, as máquinas possuem pernas telescópicas que se estendem e sobem, apresentando perfeita adaptação ao terreno. Com isso, eles podem escalar encostas escorregadias e lamacentas e superar quase todos os obstáculos em seu caminho.

Com uma cabine totalmente rotativa, o operador pode ver tudo ao seu redor. Além disso, sistemas independentes na extremidade dos estabilizadores e rodas acionadas hidrostaticamente permitem que a escavadeira mova objetos maiores e mais pesados.

maquinas transformers

Não é fácil encontrar uma máquina dessas

Como as escavadeiras comuns são adequadas para a maioria dos projetos de construção, essas máquinas “únicas” são menos populares do que suas contrapartes sobre esteiras, que possuem braços articulados que permitem apenas movimentos básicos.

maquinas transformers

Outra desvantagem é o alto custo de manutenção dos sistemas hidráulicos e a falta de mão de obra dedicada para operar tais equipamentos. Ainda assim, de acordo com o fabricante, sua produção se justifica porque essas escavadeiras são muito capazes de trabalhar em ambientes hostis.

Além disso, ver essas obras-primas da engenharia é, pelo menos por enquanto, o mais próximo que chegamos de um Transformers totalmente funcional, capaz de executar tarefas como um androide direto do Cybertron.

O que achou destes modelos? escreva nos comentários.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *