Esta galinha é rara e totalmente preta, incluindo penas e carne

A Ayam Cemani é uma raça de galinha é rara e totalmente preta, originária da Indonésia. É conhecida por sua coloração de penas completamente preta, incluindo suas asas, pernas e carne. Também é conhecida por sua alta demanda no mercado de aves exóticas devido à sua raridade e beleza únicas.

Embora haja pouca informação disponível sobre sua história e características, acredita-se que a Ayam Cemani é uma raça antiga que tem sido criada na Indonésia há séculos. É uma ave de tamanho médio e tem uma aparência elegante e exótica, com seu plumagem completamente preta e olhos vermelhos brilhantes.

Apesar de ser criada principalmente como uma ave ornamental, também pode ser utilizada como uma ave de corte ou para produção de ovos. No entanto, devido à sua raridade e preço elevado, a Ayam Cemani geralmente é criada como uma ave de exibição ou como um item de colecionador.

Esta galinha é rara e totalmente preta, incluindo penas e carne

Por que tudo nessa galinha é preto?

A preta da galinha Ayam Cemani se deve a uma condição genética chamada fibromelanose (hiperpigmentação), causada por mutações que afetam o funcionamento das células produtoras de pigmento. Segundo especialistas, a mudança de cor é causada por um gene chamado endotelina 3 (EDN3).

Existe outra raça, conhecida como galinha sedosa (devido às penas macias que se assemelham a pelos), que também possui tecido e pele hiperpigmentados, assim como a galinha preta vietnamita H’Mong do Vietname e as Svarthöna ou galinha preta sueca.

Temos evidências de que se trata de um rearranjo complexo do genoma“, diz o geneticista Leif Andersson, que estuda genética pecuária na Universidade de Uppsala, na Suécia.

Esta galinha é rara e totalmente preta, incluindo penas e carne

Além do mais, disse Anderson, é possível rastrear a mutação até um pássaro que pode ter vivido centenas ou mesmo milhares de anos atrás.

A mutação por trás da fibromelanose é tão exótica que temos certeza de que só aconteceu uma vez“, disse Anderson.

Está envolvido na regulação dos melanócitos produtores de pigmento. Os machos podem pesar até 2,5 kg, enquanto as fêmeas não ultrapassam 1,5 kg. Em média, põem 150 ovos por ano.

Poderes mágicos

A Cemani é uma verdadeira galinha gótica com aparência de corvo. A galinha preta é criada na Europa há cerca de 20 anos: na verdade, foi importada da Indonésia para a Holanda em 1998.

Na Indonésia, os pássaros são considerados um símbolo de status e são mantidos por famílias ricas que cuidam deles. Devido à sua aparência misteriosa, eles acreditam que também possuem poderes mágicos e podem atuar como intermediários entre o mundo dos vivos e o mundo espiritual.

Esta galinha é rara e totalmente preta, incluindo penas e carne

Conhecido por seus “poderes místicos“, acredita-se que a escuridão do pássaro o torne uma “ponte ideal entre os humanos e o mundo sobrenatural”.

Uma lenda sagrada e muito antiga

Existem várias teorias sobre a origem da raça Cemani, uma delas é que eles se originaram na vila de Kedu, na região de Temanggung, em Java Central, na Indonésia.

Por isso, a raça Cemani também é conhecida como Ayam Kedu (Kedu Chicken).

Sobre a origem da raça Cemani, existe uma lenda que sobrevive até hoje, que fala de um asceta chamado Ki Agung Makukuhan, veja a seguir:

Esta galinha é rara e totalmente preta, incluindo penas e carne

Enquanto meditava em uma tumba sagrada na área de Kedu, ele ouviu rumores de que para curar seu filho (chamado Katon Pikukuh) ele deveria realizar um ritual com um espécime Cemani.
Segundo a lenda, o filho do asceta foi curado e a galinha preta tornou-se um símbolo sagrado de cura.

É por isso que a Cemani frequenta os “Rituais de Ruwatan”, que visam proteger a natureza e curar doenças causadas por rituais “santet” (semelhantes aos rituais mágicos Voodoo).

Os ovos são pretos?

Não há informações disponíveis sobre a cor dos ovos da Ayam Cemani. É possível que essa raça de galinha possa botar ovos de cor preta devido à coloração de suas penas, mas isso é apenas uma especulação. A cor dos ovos de uma galinha é determinada por sua raça e não pela cor de suas penas.

Esta galinha é rara e totalmente preta, incluindo penas e carne

Algumas raças de galinhas podem botar ovos de cores diferentes, como branco, marrom, verde ou roxo, mas isso varia de acordo com a raça. É importante ressaltar que, embora a Ayam Cemani seja uma raça exótica e rara, não há informações confiáveis disponíveis sobre sua capacidade de produção de ovos.

Portanto não acredite que esses ovos totalmente pretos que vemos na internet associados a Cemani são de fata desta galinha preta. Alguns especialistas no assunto revelaram ser são na verdade ovos de Marrecos Cayuga, ou seja, um fake para vender mais caro o exemplar. Mas essa é uma outra espécie interessante que vamos tratar em outro artigo. Vamos continuar falando sobre a galinha preta da indonésia.

Esta galinha é rara e totalmente preta, incluindo penas e carne

Espécie exótica e cara

Seu uso é primordialmente ornamental, mas existe um mercado interessante para sua carne.

Além de ter um alto teor de proteínas e gordura, ela é vendida em muitos países como uma iguaria exótica, lembre-se que sua carne e ossos são totalmente negros, criados pratos que destaquem sua cor.

Podemos aliar a tudo isso, a ideia de que sua carne poderia retardar os efeitos do envelhecimento e aliviar os sintomas de doenças como diabetes começou com os habitantes da ilha onde foi encontrada e se espalhou pelo mundo, aumentando a aura de consumir algo exótico.

Esta galinha é rara e totalmente preta, incluindo penas e carne

Ayam Cemani tem vários tipos diferentes de penas. O tipo de escova de garrafa é o mais caro, custando mais de US $ 5.000. Outras raças incluem o Hitam Lidah, também conhecido como Black Tongue.

Menos de mil Ayam Cemani nos Estados Unidos têm línguas completamente pretas, e aqueles com línguas rosadas podem carregar apenas uma das duas características da fibromelanina. Veja abaixo alguns valores praticados no mercado desta espécie:

  • 200 dólares para um filhote recém-nascido;
  • 275 dólares para um pintinho de um mês ;
  • 499 dólares por um de 4 meses;
  • 999 dólares para um de 7 meses;
  • mais de $ 5.000 dólares por um exemplar adulto que respeita perfeitamente os padrões da raça.

Características e outros fatos curiosos do Ayam Cemani

O Ayam Cemani é leve, resistente e elegante. Os machos são geralmente em torno de dois quilos ou dois quilos e meio, enquanto as fêmeas variam entre um quilo e meio e dois quilos.

Não é uma ave dada a doenças, de modo que a criação de espécimes adultos não oferece dificuldades especiais. Suas penas são tão pretas intensas que retiram reflexos esverdeados iridescentes quando iluminadas diretamente pelo sol, o que as torna muito mais marcantes.

Elas não gostam da ninhada, por isso acabam sendo más mães; Estes pintinhos só podem ser criados em incubadoras artificiais. Além disso, põem poucos ovos, cem por ano, no máximo. É por isso que os filhotes podem atingir números muito altos, assim como os ovos fertilizados.

Esta galinha é rara e totalmente preta, incluindo penas e carne

Além disso, a carne do Ayam Cemani é muito rica em ferro, por isso, em muitas partes da Ásia, sua carne é recomendada para aliviar os estados de deficiência deste mineral em mulheres grávidas ou em pessoas com anemia.

Por tudo o que mencionamos acima, você terá sido capaz de verificar que a galinha Ayam Cemani é uma das mais exclusivas. Sua completa negritude, a curiosa mutação de seus genes e a crença ancestral em seus supostos poderes mágicos fazem dela um caso único dentro da grande família de raças de galinhas.

Fascinante não? já conhecia esta espécie? escreva nos comentários o que achou sobre esta espécie de galinha.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *