De acordo com a pesquisa, 45% dos entrevistados consideram o Dia de Campo evento de grande importância para o Agronegócio.
A forma como os produtores rurais se atualizam e fazem negócios é cada vez mais profissional e objetiva. As informações chegam de várias maneiras e é importante reconhecer as fontes mais eficazes para chegar aos decisores e ajudá-los a fazer as melhores escolhas para suas propriedades. A 7ª Pesquisa de Hábitos do Produtor Rural, iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) e da Informa/FNP, os eventos técnicos – com destaque para dias de campo, palestras e simpósios – são considerados pelos agricultores e pelos pecuaristas uma experiência de extrema importância para o acesso a informações práticas e também para a realização de negócios.
“É fato que as novas tecnologias contribuem para as mudanças no modo de fazer negócio, mas ainda assim os produtores rurais sentem a necessidade de analisar de perto os produtos, máquinas, equipamentos, insumos e serviços utilizados no campo. Ver como eles funcionam na prática permite entender os seus benefícios, além da garantia do retorno do investimento”, explica Jorge Espanha, presidente da Associação.
Ainda de acordo com Espanha, os eventos técnicos precisam ser pensados para atrair o público também pela qualidade do conteúdo a ser apresentado, oferecendo informações que realmente impactem o dia a dia dos produtores rurais. Demonstrar interesse e conhecimento demonstra a responsabilidade do organizador em desenvolver soluções para contribuir para os resultados dos produtores rurais. “Mais do que os produtos e equipamentos em si, os produtores estão interessados na experiência. Eles querem saber mais sobre o mercado, novas tecnologias e pesquisas. Para isso, um bom dia de campo ou palestra técnica precisam contar com o apoio de profissionais reconhecidos, que podem compartilhar novos conhecimentos e sanar as dúvidas dos visitantes”, analisa o presidente da ABMRA.
Eventos técnicos precisam ser estimulantes e não cansativos. Por isso, o seu planejamento é fundamental o planejamento. “O interesse coletivo é de fomento de conhecimento e troca de experiências. Os produtores têm a oportunidade de compartilhar os principais desafios para o aumento da produtividade de seu negócio e os organizadores precisam desenvolver soluções a partir desse feedback”, finaliza Jorge Espanha.
Sobre a ABMRA
A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio foi fundada em 1979 e reúne representantes de todos os elos da cadeia da produção de alimentos, como Cooperativas, Indústrias de Insumos, Bens e Serviços, Veículos de Comunicação, Agências de Propaganda, Empresas de Pesquisas e Empresas de Consultoria.
Além de criar um ambiente positivo de troca de informações e relacionamento, a ABMRA ajuda a difundir as boas práticas do marketing rural e a criar oportunidades de negócios para os associados. A entidade apoia os principais eventos de Agronegócio e promove palestras, workshops e congressos para atualizar dos profissionais da cadeia produtiva. Para saber mais sobre a ABMRA acesse: http://www.abmra.org.br/2016/