Líder no consumo mundial com 110,1 milhões de toneladas em 2017, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a carne suína ainda não tem conseguido repetir esse desempenho no Brasil, ficando atrás de outras proteínas animais como o frango (42 Kg per capita) e bovina (33,2 Kg per capita), com apenas 14,7 Kg consumidos por habitante
Os desafios para o setor conseguir crescer em participação na mesa dos brasileiros serão debatidos no lançamento da Expedição Suinocultura 2018, que será realizado no dia 26 de setembro, na Brado Logística em Rondonópolis (MT).
O Brasil é o quarto maior produtor mundial com 3.725 mil toneladas de carcaças suínas em 2017, sendo que o Mato Grosso é o quinto colocado em produção nacional com 214 mil toneladas no ano passado. A carne suína tem um grande potencial de crescimento no mercado interno. Por muitos anos foram criados preconceitos contra essa proteína, que acabam influenciando no baixo consumo até os dias de hoje. Por isso a Expedição se propõe a criar um ambiente de debates para quebrar esses paradigmas e mostrar os benefícios desse alimento, avalia o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Suinocultura, Giovani Ferreira.
Programação
Além dos levantamentos da Expedição, o evento contará com as palestras do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Francisco Olavo Pugliesi de Castro, e do diretor Comercial e de Operações da Brado, Marcelo Saraiva. Será possível também realizar uma visita guiada pelo Terminal da Brado.
Serviço
LANÇAMENTO EXPEDIÇÃO SUINOCULTURA 2018
DATA: 26 de setembro, quarta-feira
HORÁRIO: 8h30
LOCAL: Brado Logística
ENDEREÇO: BR-163, 95 – Vila Salmem, Rondonópolis – MT
INFORMAÇÕES: www.expedicaosuinocultura.com.br