Embora ainda preliminares, os números mais recentes da SECEX/ME relativos às exportações de carne de frango de novembro passado e abrangendo os quatro principais itens exportados – frango inteiro, cortes, carne salgada e industrializados – indicam que o total embarcado no último mês superou ligeiramente as 341 mil toneladas, resultado quase 5% superior ao registrado um ano atrás, em novembro de 2019.
Já a receita cambial gerada por essas exportações, de aproximadamente US$468 milhões, ainda que perto de 7% superior à registrada no mês anterior, comparada à de novembro do ano passado permaneceu negativa pelo nono mês consecutivo (isto é, desde março), apresentando recuo de 11,82%.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Em função desses resultados, a receita acumulada em 11 meses, próxima de US$5,450 bilhões, apresenta recuo anual de pouco mais de 14%, enquanto o volume registrado – ligeiramente superior a 3,755 milhões de toneladas – implica em queda anual de 1%.
Curiosamente, o volume acumulado nos 12 meses transcorridos entre dezembro de 2019 e novembro de 2020 permanece praticamente o mesmo de idêntico período anterior (diferença, a menos, de apenas 0,01%). Já a receita cambial continua com recuo bem maior, apresentando retração de mais de 12% em relação a idêntico período anterior.
Por Avisite
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz