As vendas externas de ovos comerciais in natura (com casca) levantadas através do sistema de Estatísticas do Comércio Exterior experimentaram forte crescimento no decorrer de 2018
Ao todo foram exportados 117,3 milhões de ovos, cerca de 325,9 mil caixas, equivalendo a aumento de 111% em relação ao exportado em 2017.
O maior volume esteve concentrado no segundo semestre do ano quando os avicultores de postura embarcaram 68,3 milhões (quase 190 mil caixas), representando incremento de 285% em relação ao mesmo período do ano anterior. De toda forma, esse índice deve ser visto com ressalvas pois a base de 2017 foi extremamente baixa (o segundo semestre foi 53% inferior ao embarcado no primeiro semestre daquele ano). Já neste ano, houve crescimento na casa dos 39% do primeiro para o segundo semestre.
Em um ano de crescimento acelerado na produção de ovos pelo grande investimento no plantel produtivo, forte aumento no custo de produção e preços recebidos extremamente baixos, a destinação desse volume extra para o mercado externo, com certeza contribuiu para tornar menos onerosa a condição das empresas de postura comercial no mercado interno.
Porém, o volume embarcado ainda é pequeno. Assim, será preciso esforço contínuo das empresas com foco no mercado internacional para que novas frentes de exportação sejam abertas e possam ajudar na vazão do produto.
Fonte: Avisite