O Brasil exportou 2,11 milhões de toneladas de arroz no ano de 2022, com receita de US$ 657,4 milhões, confira!
O volume é quase o dobro do total alcançado em 2021, quando os embarques atingiram 1,14 milhão de toneladas, com faturamento de US$ 359 milhões. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), com base em dados do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Na avaliação da associação, o bom desempenho é resultado do retorno à normalidade no comércio global, com a superação de entraves criados pela pandemia de covid-19, e das ações promocionais realizadas pelo setor em mercados estratégicos, por meio do projeto Brazilian Rice, iniciativa desenvolvida há mais de uma década em parceria com a ApexBrasil.
Em dezembro de 2022, as vendas externas de arroz totalizaram 291,5 mil toneladas, com receita de US$ 89,6 milhões. Em igual mês de 2021, as exportações alcançaram 161,7 mil toneladas, correspondendo a US$ 42,7 milhões.
Arroz beneficiado no ano passado
As exportações de arroz beneficiado, de maior valor agregado, também cresceram no ano passado, chegando a 588,2 mil toneladas, o equivalente a US$ 190,6 milhões. Em comparação a 2021, os embarques do cereal beneficiado cresceram 34% em quantidade e 14% em valor.
Os 10 principais importadores de arroz beneficiado brasileiro em 2022 foram Senegal, Cuba, Peru, Gâmbia, Venezuela, EUA, Holanda, Espanha, Portugal e Argélia.
A participação de Portugal e Espanha também teve destaque no ranking de importadores, com aumento de 39.293 toneladas e 38.188 toneladas, respectivamente.
Nove novos mercados receberam o arroz beneficiado brasileiro em 2022: Honduras, El Salvador, Líbia, Quênia, Lituânia, Guadalupe, Omã, Benin e Gabão.
Retrospectiva de 2022
No ano passado, o projeto Brazilian Rice realizou diversas ações no Canadá, no México, na Turquia e no Peru para promoção do beneficiado brasileiro.
O Brazilian Rice também participou de reuniões da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da COP27 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas), no Egito, para promover a imagem do produto no exterior.
“A expectativa é de que as ações proporcionaramUS$ 1,2 milhão em negócios imediatos e US$ 8,2 milhões em 12 meses, ou seja, com resultados para este ano”, diz a gerente de Exportação da Abiarroz, Carolina Matos.
“Outro foco do projeto em 2022 foi a capacitação de novas empresas exportadoras”, acrescenta Carolina. Em parceria com o núcleo do Rio Grande do Sul do Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela ApexBrasil, nove indústrias arrozeiras foram capacitadas para iniciar exportações.
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