O pecuarista Jorge Pires de Miranda foi um dos destaques no cenário nacional e agraciado na solenidade de gala da 88ª ExpoZebu em Uberaba-MG
A diretoria da ABCZ homenageou na noite deste sábado(06), 16 personalidades agraciadas com o Mérito ABCZ 2023. A solenidade aconteceu no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, em Uberaba, Minas Gerais.
Foram entregues as comendas do Mérito ABCZ, na categoria ‘Nacional’ a destacados representantes das raças zebuínas e os destaques, ‘Internacional’, ‘Político’, ‘Técnico’ e ‘Colaborador’. Pela primeira vez, este ano, será também destacada a categoria ‘Mérito ABCZ Jovem’, homenagem criada com o objetivo de laurear as jovens lideranças, que também são destaque na promoção das raças zebuínas.
A festa do ‘Mérito ABCZ’, marcou o encerramento da 88ª ExpoZebu.
Mérito ABCZ
A comenda, criada em 1977, na gestão do presidente Arnaldo Rosa Prata, agracia as personalidades que trabalham para o engrandecimento da zebuinocultura no cenário pecuário nacional e internacional. A premiação Mérito ABCZ é uma das mais importantes honrarias concedidas pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) durante a ExpoZebu, que é um dos principais eventos do agronegócio brasileiro. A importância dessa premiação ajuda a promover as raças zebuínas no Brasil e no mundo.
Em seu discurso, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, parabenizou os homenageados. “Em julho, o ‘Mérito ABCZ’ vai completar 46 anos e, antecipando as comemorações, agradeço a cada um de vocês que marcam presença nesta noite mais que memorável. Não tenho dúvidas de que cada um também vai guardar para sempre esse momento. Que todos possam celebrar com suas famílias a oportunidade de fazer história no ‘Mérito ABCZ”, agradece Gabriel.
Categorias agraciadas
O Mérito ABCZ é dividido em diversas categorias, cada uma delas homenageando personalidades que se destacaram em áreas específicas.
Na categoria ‘Nacional‘, tivemos o desataque para o pecuarista Jorge Antônio Pires de Miranda, produtor mato-grossense que também faz parte da atual diretoria da ABCZ. Jorge Pires também é um grande empresário no ramo da construção civil, foi presidente da Acrimat, do Sindicato Rural de Cuiabá e sempre ocupou posições de liderança no setor produtivo de Mato Grosso. Foram homenageados também: Antônio José Junqueira Vilela, Antônio Pitangui de Salvo, Beatriz Biagi Becker, Fábio Edson Monteiro Bitencourt, José Eduardo Prata Carvalho (in memoriam), Leda Garcia de Souza, Luiz Claudio de Souza Paranhos Ferreira, Marco Antônio Andrade Barbosa e Ronaldo Andrade Bichuette.
Na categoria ‘Internacional‘, a homenagem foi para José Santiago Molina Morán, presidente da FICEBU.
Na categoria ‘Colaborador‘, a homenageada foi Meiracy Ribeiro de Alcântara do Escritório Técnico Regional da ABCZ em Salvador.
Na categoria ‘Político‘, a homenagem foi para o deputado federal Pedro Deboni Lupion Mello, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura.
Na categoria ‘Técnico‘, a homenagem foi para Gilmar Siqueira de Miranda.
Pela primeira vez, este ano, também foi destacada a categoria ‘Mérito ABCZ Jovem‘, homenagem criada com o objetivo de laurear as jovens lideranças que também são destaque na promoção das raças zebuínas. Os homenageados na categoria ‘Mérito ABCZ Jovem’ foram Helena Leonel Curi e Marcelo Eduardo Añez Chirineia.
A importância da premiação Mérito ABCZ na ExpoZebu
A ExpoZebu é um dos principais eventos do agronegócio brasileiro e reúne produtores, criadores e especialistas do setor de todo o país e do mundo. A premiação Mérito ABCZ, entregue durante a ExpoZebu, é uma das mais importantes honrarias do setor e tem como objetivo reconhecer e valorizar as personalidades que se destacam na criação, promoção e divulgação das raças zebuínas.
Além de valorizar os profissionais que atuam no setor, a premiação Mérito ABCZ ajuda a promover as raças zebuínas para um público mais amplo, destacando sua importância para a pecuária brasileira e mundial. A premiação é uma forma de incentivar e reconhecer o trabalho desses profissionais, além de estimular a inovação e criatividade no setor.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®