‘Use qualquer aplicativo, mas fique longe do WhatsApp‘, diz CEO do Telegram Pavel Durov. O fundador do Telegram disse que não importa se alguém é a pessoa mais rica da Terra; se eles tiverem o WhatsApp em seu telefone, todos os seus dados no dispositivo estarão acessíveis.
WhatsApp é uma ferramenta de vigilância
O fundador do Telegram, Pavel Durov, disse que o WhatsApp é uma ferramenta de vigilância há 13 anos, e pediu aos usuários que ficassem longe dele.
Inicialmente, a declaração gira em torno de um aviso divulgado pelo próprio WhatsApp em setembro. Na ocasião, a Meta reportou dois incidentes de segurança que permitiam executar códigos maliciosos remotamente. Assim, os hackers poderiam invadir os celulares das vítimas com um simples vídeo enviado, por exemplo.
O fundador do serviço de mensagens instantâneas Telegram, Pavel Durov, disse em seu canal no Telegram ontem que o WhatsApp é uma ferramenta de vigilância há 13 anos e que as pessoas devem ficar longe do aplicativo de mensagens. Ele disse que todo ano há um problema com o WhatsApp que coloca os dados de seus usuários em risco.
“Eu não estou forçando as pessoas a mudar para o Telegram aqui. Com usuários ativos de 700M+ e inscrições diárias de 2M+, o Telegram não precisa de promoção adicional. Você pode usar qualquer aplicativo de mensagens que quiser, mas fique longe do WhatsApp – ele agora é uma ferramenta de vigilância há 13 anos“, disse Durov em seu canal.
Acesso total por hackers
Ele disse que os hackers poderiam ter acesso total a tudo nos telefones dos usuários do WhatsApp por causa de um problema de segurança que a plataforma divulgou na semana passada. Tudo o que um hacker precisa fazer para ter acesso a todos os dados do telefone é enviar um vídeo malicioso ou iniciar uma chamada de vídeo.
Durov disse que se alguém acha que atualizar o WhatsApp para a versão mais recente tornaria seus dados seguros, esse não é realmente o caso. Ele acrescentou que um problema semelhante foi descoberto em 2017, 2018, e depois em 2019 e depois novamente em 2020. Antes de 2016, o WhatsApp não tinha criptografia de ponta a ponta, apontou Durov.
“Todos os anos, aprendemos sobre algum problema no WhatsApp que coloca tudo em seus dispositivos em risco. O que significa que é quase certo que uma nova falha de segurança já existe lá. Tais questões dificilmente são incidentais – são plantadas backdoors. Se um backdoor for descoberto e tiver que ser removido, outro será adicionado“, disse ele.
Ninguém escapa desta falha
O fundador do Telegram disse que não importa se alguém é a pessoa mais rica da Terra; se eles tiverem o WhatsApp em seu telefone, todos os seus dados no dispositivo estarão acessíveis.
Continue a leitura clicando em [Próxima Página]...