O mais recente relatório do DIPOA aponta que em maio passado foram abatidas em estabelecimento registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) cerca de 434,2 milhões de aves, volume quase 7% inferior ao registrado um ano antes, em maio de 2019.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Apesar dessa redução, o volume acumulado entre janeiro e maio deste ano, da ordem de 2,247 bilhões de cabeças permanece 1,38% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
No mesmo relatório em que divulga esses resultados, o DIPOA informa que, em junho passado, do total de 130 abatedouros avícolas com registro sob SIF/DIPOA, 25 deles (quase 20% do total) requisitaram, de forma emergencial, autorização para a realização de abates em turnos ou dias adicionais à sua regularidade operacional.
Saiba como calcular arroba do boi
Conforme o órgão, “as medidas de gerenciamento dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOAs/DIPOA/SDA/MAPA) e o comprometimento de AFFAs e equipes técnicas com o momento de crise permitiram atender 88% da demanda pelos abates extras, sendo efetivados 60 abates em turnos adicionais.”
O relatório não comenta, mas o número de abates em turnos adicionais recuou mais de 50% de um mês para outro, pois em maio foram efetivados 136 abates em turnos adicionais. Indício de que em junho passado ocorreu nova redução no número de cabeças abatidas.
Por Avisite
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz