As 12 linhas que compõem o gráfico abaixo representam – em valores relativos – a evolução mensal de preço do frango abatido no decorrer de janeiro a dezembro dos últimos 10 anos (2009 a 2018)
A primeira e principal conclusão que apresentam é a de que os preços máximos obtidos pelo frango abatido no decorrer do mês ocorrem por volta ou pouco além do primeiro decêndio. A partir daí entram em declínio podendo ou não encerrar o período com valor inferior ao do início do mês.
Outras indicações que o gráfico oferece:
Pior resultado do ano é registrado na abertura do exercício, em janeiro, ocasião em que o preço registrado no encerramento do mês acaba ficando mais de 10% abaixo do valor de abertura. Justifica-se, pois os primeiros preços do ano correspondem a valores inerciais vindos da fase de alto consumo do período de Festas. Já as quedas de preço subsequentes refletem, em oposição, o baixo consumo do período.
A recuperação, porém, não ocorre tão cedo. Pois em março – isto é, quando, aparentemente, o consumo retorna ao normal – registra-se o segundo pior resultado do primeiro semestre, pois o último preço do mês é cerca de 7% inferior ao de abertura.
Curiosamente, no entanto, é de entremeio a esses dois meses – em fevereiro – que ocorre o melhor resultado do primeiro semestre. Assim, enquanto em janeiro e março os preços médios mensais ficam, respectivamente, a 93,65% e 98,31% do primeiro preço do mês, em fevereiro a média é 6,08% superior. Situação que se estende ao melhor preço do mês, 8,5% superior (em março o melhor preço é apenas 2% superior ao valor de abertura e em janeiro o melhor preço é, mesmo, o de abertura).
Em síntese, no primeiro semestre os meses de janeiro, março, abril e junho são encerrados com preços inferiores aos registrados no primeiro dia do período. As exceções, portanto, ficam restritas a fevereiro (+6,28% em relação ao dia 1º)) e maio (+1,67%).
Os melhores desempenhos e o melhor resultado do ano ocorrem no segundo semestre. Em apenas um mês – outubro – o preço final foi inferior ao de abertura (-2,35%). Já o melhor resultado mensal do semestre e do ano é registrado em setembro, momento em que o preço médio alcança valor 8% superior ao de abertura e o preço máximo é quase 13% superior.
E quanto às variações em relação ao preço máximo do mês? A realidade aponta que em nenhum dos 12 meses do ano o preço de fechamento ficou acima do valor máximo registrado mensalmente. O resultado menos sofrível foi observado em dezembro, mês encerrado com meio por cento a menos que o máximo do período. Já o pior resultado ocorre, novamente, em janeiro, com o mês sendo encerrado a um valor 11,3% inferior ao máximo.
No intuito de simplificar, em outra matéria do dia os preços históricos do frango abatido foram sintetizados em um indicador único. Nele, a média registrada no mês de outubro nos 10 anos encerrados em 2018 é contraposta aos valores que vêm sendo registrados em outubro corrente. E o que se observa é uma grata surpresa.
Fonte: Avisite