O mercado do frango vivo inicia mais uma semana com estabilidade. Em Minas Gerais a cotação média do animal vivo está R$ 2,60/kg, mesmo preço praticado em São Paulo.
Segundo o analista de Safras & Mercado, Fernando Iglesias, as indústrias em geral ainda buscam se precaver de eventuais sobressaltos das exportações ao longo do mês de abril. Mas, na primeira semana de abril foi possível acompanhar um aumento na demanda em toda a cadeia, que culminou com a valorização do animal vivo em algumas regiões.
Outro fator positivo para a recuperação nos preços é o ajuste da oferta. Segundo dados da Apinco – considerando o volume de alojamentos de pinto – em março o país produziu 1,135 milhão de toneladas de carne de frango. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi 5%.
A preocupação do setor fica em torno da segunda quinzena do mês, quando tradicionalmente ocorre o arrefecimento do consumo.
Exportações
Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, divulgados nessa segunda, o Brasil exportou 135,8 mil toneladas de carne de frango ‘in natura’, avançando pouco mais de 1% frente ao mês anterior, mas caindo 20,3% na comparação anual.
Em receita, as vendas externas até a segunda semana do mês (nove dias úteis) totalizaram US$ 226,9 milhões, avançando 1,6% em relação à média diária de março. Já no comparativo do ano, o resultado foi 5,4% de queda em relação ao mesmo período de 2016.