As queimadas do Centro-Oeste do Brasil tem sido destaque nos últimos dias pela sua abrangência e graves consequências ao meio ambiente. A fumaça e as partículas provenientes das queimadas se se espalharam sobre os estados da Região Sul do Brasil no começo desta semana.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Nesta sexta-feira, 18 de setembro, com o deslocamento de uma frente fria, a camada de fumaça começou a ser percebida também na Região Sudeste, em particular no estado de São Paulo.
O deslocamento de uma frente fria pelo centro-sul do Brasil provocou uma mudança na direção dos ventos em baixos e médios níveis da atmosfera direcionando parte da fumaça para o Sul e para i Sudeste. Os ventos transportaram a fumaça
A frente fria chegou a São Paulo na sexta-feira, 18 , e os ventos associados com esta frente fria transportaram parte da fumaça do Centro-Oeste para São Paulo.
Imagens de satélite desta sexta-feira, 18 de setembro de 2020 mostram a camada de fumaça misturada com as nuvens sobre áreas do estado de São Paulo. A comparação com a imagem do dia 17 de setembro evidencia a mudança provocada pela entrada da fumaça.
Na imagem abaixo você observa a fumaça em Mato Grosso do Sul começando a entrar no extremo oeste do estado de São Paulo a quinta-feira, 17 de setembro.
Na imagem abaixo você observa a fumaça espalhada sobre o estado de São Paulo na sexta-feira, 18 de setembro de 2020. Note como aumentou a mancha esbranquiçada. As nuvens são muito mais densas e brancas e não se confundem com a fumaça.
O aumento da cobertura de fumaça vai favorecer a maior interação deste material particulado com a luz do sol aumentando a chance de termos aqueles tons alaranjados ou avermelhados, muito bonitos no por do sol.
Retorno da chuva
No sábado (19), com a presença da frente fria, as condições para chuva aumentam na maioria das áreas paulistas. A passagem deste sistema marca o retorno da chuva a todo o estado de São Paulo, no último final de semana do Inverno 2020.
Possibilidade de chuva preta
Dependendo da quantidade de fumaça que for transportada para o estado de São Paulo, não se poderia descartar a chance de repetição do fenômeno da “chuva preta”, semelhante ao que se viu em algumas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina esta semana, e também como a cidade de São Paulo registrou no ano passado, no evento do dia 19 de agosto de 2019.
A chance de chuva preta é maior neste sábado quando a possibilidade de chuva sobre o estado São Paulo também aumenta. Essa chuva preta pode ocorrer em todas as regiões do estado de São Paulo.
Por Climatempo
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz