A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, realizou, na última semana, o projeto “É Hora de Plantar 2019”.
Pesquisadores da instituição percorreram 15 cidades de Mato Grosso para levar informações que ajudam os produtores a traçarem estratégias da safra 2019/2020, que começará a ser plantada na segunda quinzena de setembro. Produtores rurais da região do Parecis foram os primeiros a receber as informações técnicas.
Integração: a chave que abre novos horizontes é o tema central do evento deste ano. De acordo com Leandro Zancanaro, Diretor Técnico da Fundação MT, a escolha do tema se deve ao fato que tudo na agricultura está interligado, que uma ação depende da outra, que não é possível fazer alguma atividade na lavoura ou fora dela de forma isolada.
Esse slogan é para reforçar a importância da integração das áreas de conhecimento e de todos os envolvidos na cadeia produtiva.
“Para essa fase da produção, o foco do evento é tratar de assuntos sobre os cuidados que antecedem o plantio da soja. Pesquisadores da Fundação MT esporam aos participantes do É Hora de Plantar 2019” informações sobre plantas daninhas, doenças e adubação e nutrição da cultura soja. Nas palestras técnicas há apresentação dos resultados de pesquisas, mas também é um momento de troca de informações, de tirar dúvidas, relatos de experiências e de interação entre especialistas e o público. Após cada palestra teremos um debate com um mediador local, com objetivo de abordamos melhor a situação de cada região”, pontuou Zancanaro.
A largada do “É Hora de Plantar” aconteceu na última segunda-feira (19/08), quando a equipe técnica do circuito se deslocou-se até o município de Sapezal (situado na região do Parecis de Mato Grosso), onde foi realizado o primeiro evento na Câmara Municipal.
No dia seguinte pela manhã (20/08), o grupo da Fundação MT esteve em Campo Novo do Parecis, onde aconteceu o segundo evento do Plantar 2019.
Fazemos uma verdadeira turnê para difundir tecnologia agrícola e dar vida aos resultados das pesquisas que realizamos. Mais uma vez estamos do lado de toda a classe produtora”, afirmou o diretor técnico.
O “É Hora de Plantar 2019” será realizado nos principais municípios produtores de soja do estado de Mato Grosso em duas etapas, de acordo com a época de plantio dessas regiões. A primeira etapa aconteceu de 19 a 23 de agosto e a segunda acontecerá de 23 a 29 de setembro. A inscrição para participar é gratuita e pode ser feita no local do evento.
Mais informações no site www.fundacaomt.com.br.