CuriosidadesNotícias

Você sabe quando as galinhas começam a botar ovos? Confira!

Você já se perguntou sobre quando as galinhas começam a botar? Se tem interesse em investir nisso, com certeza já deve ter pensado a respeito. Entretanto, mesmo que nunca tenha pensado em tal investimento, já deve ter tido curiosidade a respeito do assunto, afinal é delas que vêm os ovos nossos de cada dia

Mas, calma, que nós vamos te explicar tudo sobre o processo até que  elas comecem a botar. E não é só isso, nós também vamos te falar dos cuidados que são necessários com as galinhas nesse período. Se você acha que basta deixá-las lá e esperar que botem, está muito enganado.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Assim como todos os seres vivos, as galinhas também possuem um auge quanto a sua fertilidade!

Confira agora algumas curiosidades sobre as galinhas e todo o processo até que elas comecem a botar:

As galinhas amadurecem sexualmente a partir das18 semana de vida, é nesse período que suas cristas começam a crescer mais rapidamente e sua papada se torna mais avermelhada. Esse é o sinal que indica que as galinhas começaram a botar em alguns dias.

O auge de produção das galinhas ocorre na 27° semana de vida, nesse período costuma-se ter entre 80 à 90% de postura. Falando economicamente, esses números são muito positivos, a cada 100 galinhas a quantidade de ovos varia entre 70 e 94.

Mas e quando as galinhas param de botar? Geralmente ocorre por volta da 72° semana de vida. Neste momento que a maioria dos produtores abate as aves e comercializa sua carne.

Talvez você não saiba, mas existem linhagens de galinhas diferentes, isso significa que a quantidade de ovos que vão botar não será igual e que não necessariamente estarão sincronizadas na época de postura de ovos.

Entretanto, outra coisa interfere diretamente na maturação sexual das aves: a época do ano. Geralmente, as galinhas que são alojadas entre julho e agosto começam a botar mais cedo do que aquelas que são alojadas entre janeiro e fevereiro.

Porque isso acontece? Ocorre que durante os meses de julho e agosto a incidência da luz é maior e existem outros fatores que cooperam para que o processo ocorra mas rápido.

É muito importante que durante esse período de postura de ovos, as galinhas não sofram com o estresse, coisas pequenas podem interferir em toda a cadeia produtiva. A ração e o fornecedor não devem ser mudados, assim como o tratador que é a pessoa mais próxima das aves.

Além disso as galinhas não podem ser assustadas (por cachorros, gado), não devem ser expostas ao excesso de ruídos ou a temperatura externa. Em hipótese alguma deve-se mudar as aves de galpão e nem mesmo mudar seu piquete de lugar. Além de tudo isso, devem estar sempre em locais bem ventilados e sempre bem alimentadas e hidratadas.

O responsável pelas aves deve ter cuidado para não assustá-las, não chutá-las ou ter qualquer reação agressiva. É por isso que a equipe que cuida das galinhas deve estar bem preparada para o trabalho, o estresse interfere diretamente na postura de ovos e se você é um produtor, isso vai te causar prejuízos.

Na hora de pesar as aves o cuidado deve ser redobrado, a 1ª coisa para se atentar é a periodicidade, que de semanal passa a ser mensal. Além disso, deve-se tomar cuidado na hora de pegar a ave e também no momento que for devolvê-la no chão, não solte a galinha do alto. Se quer ter precisão das medidas, basta investir em uma balança grande.

Fonte: CPT

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados