Governo de Goiás inaugura reforma e ampliação de Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater nesta quinta-feira

Espaço, que conta com biblioteca, unidades didáticas e alojamento, é voltado para qualificação de produtores rurais da agricultura familiar, técnicos e extensionistas

A reestruturação do Centro de Tecnologia e Capacitação (Centrer) da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) será inaugurada pelo Governo de Goiás nesta quinta-feira (17), às 10 horas. O Centrer, durante toda a trajetória da Emater, se caracterizou como um projeto pioneiro de capacitação.

A nova configuração do prédio disponibilizará salas de aula, refeitório, área de convivência e uma biblioteca, que reúne mais de 20 mil volumes, entre livros, revistas, folhetos, dicionários, teses, mapas e apresentações em congressos. O local conta, ainda com um pavilhão de alojamentos. São 32 apartamentos com três camas cada, totalizando 96 vagas para acomodar os participantes de cursos e oficinas intensivas. A estrutura de hotelaria também oferece dormitórios acessíveis, adaptados para pessoas com deficiência (PcD).

“A estrutura é voltada para a qualificação dos produtores rurais da agricultura familiar e dos profissionais do agronegócio em Goiás, permitindo que a Agência continue a escrever a sua história de capacitação e transformação do cenário econômico e produtivo de Goiás, por meio do desenvolvimento e difusão de tecnologias”, explica o presidente Pedro Leonardo Rezende.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Biblioteca “Pedro Português”

Na época de sua fundação, em 1959, a Emater dispunha de um departamento destinado ao arquivamento de materiais, o Setor de Documentação e Biblioteca. Ao longo de sua história, a seção passou por períodos de desativação e, agora, volta a funcionar em edificação moderna e adequada para os usuários, que poderão também utilizar os computadores disponíveis no local. O espaço passa a se chamar “Biblioteca Pedro Português”, em homenagem ao pesquisador Pedro Manuel Figueira de Oliveira Monteiro, que foi servidor da Emater e dedicou sua vida profissional à sociedade goiana.

Assinaturas de protocolos de intenções

Durante a solenidade serão assinados contratos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na modalidade Custeio, ao lado dos agricultores familiares contemplados. Esta é a primeira vez que a linha de crédito é destinada a produtores integrantes do Projeto Cerveja de Mandioca.

Além disso, será firmado protocolo de intenções entre Emater, Banco do Brasil e Secretarias da Retomada e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A proposta é empregar ações conjuntas para o desenvolvimento e aplicação de instrumentos e metodologia visando o fortalecimento e expansão da cadeia produtiva da Mandioca e da agricultura familiar no Estado de Goiás.

Ainda durante a solenidade, Emater e a Retomada firmarão entre si protocolo de intenções para execução de cursos voltados para a agricultura familiar, que serão realizados na estrutura do Centrer. Faz parte da programação, ainda, a assinatura do protocolo de intenções entre a Emater e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás). A parceria visa fortalecer a cadeia de fruticultura em Goiás, por meio de ações voltadas diretamente ao agricultor familiar. A Emater será responsável pela produção e disponibilização de mudas isentas de doenças, inicialmente de banana, que serão desenvolvidas na biofábrica da agência. Já o Senar Goiás realizará o cadastro e destinação dessas mudas aos produtores.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Serviço

Reforma e ampliação do Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater
Data: 17/02/2022 (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Complexo de Inovação Rural
Endereço: Sede da Emater – Rodovia R-2, Quadra D Área Lote AR-3, Campus Samambaia (UFG), Goiânia-GO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.