Para governador do Estado, absorção da produção local passa pelo desenvolvimento de parcerias internacionais
O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, disse no Fórum Internacional Mais Milho, realizado nesta sexta-feira, 7, em Primavera do Leste, MT, que o Estado precisa de atenção especial do Ministério das Relações Exteriores para ampliar a exportação de seus produtos. “Estamos produzindo muito e podemos ainda mais, mas precisamos conquistar novos mercados”.
Taques conversou com o ministro Aloysio Nunes e disse que um encontro será marcado em Brasília para apresentar o potencial de Mato Grosso para toda a comunidade internacional. O governador ainda contou que foi firmada uma parceria com o governo de Iowa para o etanol de milho no Estado, que seria uma forma de agregar valor ao grão.
Logística – Taques admite que a logística ainda é um problema para o escoamento dos produtos do Estado, fazendo com que eles cheguem mais caros do que o dos concorrentes ao destino final. Ele também afirma ter entregue nos últimos dois anos 1.650 km de rodovias.
Embaixadores – No evento, estiveram presentes representantes de 22 países – de quatro continentes -, com o intuito de conhecer a qualidade do milho do Estado. Falando em nome do grupo, o embaixador de Angola Nelson Cosme ressaltou a importância do Brasil na produção de alimentos.
“O Brasil é o grande celeiro do mundo. E o que vimos aqui em termos de tecnologia, produção e produto responde às especificidades e necessidades de nossos países”, disse. Segundo ele, a visita abre espaço para um diálogo permanente e constante com o Mato Grosso. “Nossa presença aqui será muito mais regular agora”.
Fonte: Portal DBO