GeralNotícias

Gripe Aviária: Espanha é mais um país europeu a enfrentar o surto

Frangos-Credito-CNA

Perto de 20 mil aves foram abatidas para impedir a propagação da Gripe Aviária. A Europa enfrenta uma epidemia de IA que não é mais sazonal, alertam especialistas

A Espanha relatou um surto do vírus da gripe aviária altamente patogênica pelo H5N1 em uma granja ao norte de Madri, informou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) na semana passada, aumentando uma onda de casos na Europa.

O surto começou em 13 de janeiro em uma granja de 18.900 aves no vilarejo de Cantalejo, disse a OIE, citando relatório das autoridades espanholas. “O levantamento epidemiológico realizado na granja indica que todas as aves foram alojadas na granja para engorda no início de novembro de 2021, sem qualquer movimentação externa desde então”, diz o relatório. Uma zona de restrição foi estabelecida em torno do surto.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

De acordo com o instituto alemão de saúde animal Friedrich-Loeffler, a gripe aviária de alta patogenicidade (HPAI) observada na Europa nos últimos dois anos não é mais sazonal, fato que é sustentado pelos surtos em curso relatados em países como Rússia, Ucrânia, Polônia, etc. A onda atual começou em outubro de 2021 e já impactou 30 países da região. Especialistas alemães também alertaram que o fim da epidemia de gripe aviária ainda não está à vista.

Na França, um total de 2,5 milhões de aves estão sendo sacrificadas, pois o sudoeste do país enfrenta vários surtos de gripe aviária. Cerca de 1,2 milhão de animais já foram abatidos, segundo o Ministério da Agricultura francês, e outros 1,3 milhão ainda precisam ser mortos como medida de precaução para combater o vírus.

A disseminação da gripe aviária de alta patogenicidade, comumente chamada de gripe aviária, na Ásia e na Europa levantou preocupação entre os governos e a indústria avícola depois que surtos de gripe aviária anteriores levaram ao abate de dezenas de milhões de aves e a restrições comerciais.

Fonte: Euromeatnews

AGRONEWS® é informação para quem produz

Artigos relacionados
GeralNotícias

Influenza Aviária: nos EUA, surtos diminuem no mês de maio de 2022

Diárias de Mercado

Ovos: demanda se aquece e preços voltam a subir

Mercado Financeiro

Confira o desempenho do ovo, na granja, na 20ª semana do ano

Mercado Financeiro

Carne de frango: receita cambial segue com recordes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.