A Haoji Railway é uma colossal estrutura de transporte de carga, com impressionantes 1.814 km de extensão, cruzando seis províncias do país, tem um custo monumental de 200 bilhões de dólares
Caros entusiastas da engenharia, preparem-se para mergulhar na incrível história de uma obra gigante no setor de transportes na China. Com seus números impressionantes e engenharia de ponta, esta ferrovia é um verdadeiro marco no mundo da infraestrutura. Vamos explorar o que a torna tão única e surpreendente.
Antes precisamos dimensionar o responsável por tal obra monumental. Com uma extensão de 9,5 milhões de quilômetros quadrados e uma população de 1,4 bilhão de habitantes, a China é uma das maiores potências econômicas do mundo. Seu PIB em 2022 atingiu a marca de 18,3 trilhões de dólares, de acordo com o FMI, embora ainda esteja atrás dos Estados Unidos, que registraram 25 trilhões de dólares. No entanto, a China tem ambições de liderar esse ranking até 2028. Mas o que torna a China tão atraente vai além de sua força econômica.
A Haoji Railway é uma das joias da engenharia chinesa. Esta colossal estrutura de transporte de carga, com impressionantes 1.814 km de extensão, cruzando seis províncias do país, tem um custo monumental de 200 bilhões de dólares. Em operação há apenas quatro anos, já se estabeleceu como um gigante na indústria ferroviária, movimentando mais de 210 milhões de toneladas de carga anualmente e gerando energia equivalente à produção de cinco hidroelétricas de Três Gargantas ou nove usinas de Itaipu. Isso mesmo, estamos falando de um projeto que está mudando o jogo.
Você deve estar se perguntando por que a China investiria tanto em uma ferrovia tão monumental. A resposta está na produção de carvão e na geografia das regiões envolvidas. A China é líder mundial na produção de carvão mineral, com mais de 3,9 bilhões de toneladas em 2020. A região da Mongólia Interior, localizada ao norte da China, possui vastas reservas desse recurso, estimadas em mais de 658 bilhões de toneladas.
Apesar de suas desvantagens em termos de emissões de poluentes, o carvão ainda desempenha um papel significativo na geração de energia global. Isso fez com que a China buscasse alternativas para facilitar o transporte desse recurso das regiões do norte para o sul do país. A Ferrovia Haoji foi a resposta a esse desafio logístico. Em vez dos tradicionais 20 dias de transporte ferroviário marítimo, essa nova ferrovia reduziu o tempo de viagem em incríveis 85%, levando apenas um dia para completar a jornada.
A construção da Ferrovia Haoji não foi apenas um feito monumental em termos de escala, mas também apresentou inovações surpreendentes na engenharia. Ela precisou superar desafios geográficos, cortando rios, desertos, montanhas, colinas e planícies. A ferrovia possui 770 pontes, com 10 delas tendo mais de 5 km de extensão. Além disso, são 229 túneis, totalizando 469 km, sendo nove deles com mais de 11 km de extensão.
Uma característica notável é a Ponte do Lago Dongting, uma das maiores pontes ferroviárias estaiadas do mundo, com três torres impressionantes e um dos maiores vãos entre pontes. Além disso, para reduzir ruídos e vibrações na via, foram utilizadas unidades de suporte de trilho de concreto feitas de borracha sintética chamada EPDM. A estrutura de 1.290 metros tem uma capacidade de transporte de 10 mil toneladas, suficiente para acomodar a passagem de um trem totalmente carregado a 120 quilômetros por hora.
Os números associados à Ferrovia Haoji são verdadeiramente surpreendentes. Anualmente, ela é capaz de transportar impressionantes 212 milhões de toneladas de carga, o equivalente a cerca de 200 milhões de carros populares. Para dar uma ideia mais clara, isso representa quase cinco vezes a frota de automóveis do Brasil em 2022, de acordo com o Detran.
Em termos de energia, as milhões de toneladas de carvão transportadas geram uma quantidade de energia semelhante à produzida por cinco barragens da Hidroelétrica das Três Gargantas, a maior da China e do mundo, além de nove Itaipus.
Apesar de seus feitos notáveis, a Ferrovia Haoji não escapou de críticas. Alguns especialistas em transporte, tanto na China quanto no exterior, questionaram a organização do transporte de carga e a falta de carros próprios. A ferrovia operava inicialmente com um número reduzido de vagões e a organização do transporte era, em grande parte, responsabilidade das empresas envolvidas, resultando em um índice de avarias nas mercadorias de cerca de 5%, o dobro da média no transporte ferroviário marítimo.
Além disso, a Haoji opera com padrões diferentes das ferrovias vizinhas, o que limita a capacidade dos desvios ferroviários e afeta a eficiência do projeto.
O futuro da Ferrovia Haoji está intimamente ligado aos investimentos em energia na China nas próximas décadas. Embora o país esteja buscando fontes de energia mais limpas, ainda depende consideravelmente do carvão. Portanto, qualquer mudança nas políticas energéticas chinesas ou no cenário internacional pode afetar a exportação de carvão e o crescimento desse setor no país.
Apesar das incertezas, a Haoji Railway continua sendo um exemplo impressionante de mega projeto. Sua grande extensão e eficiência são conquistas notáveis. Essa ferrovia não apenas encurtou distâncias, mas também desafiou limites em termos de engenharia e transporte. A China mais uma vez demonstrou sua capacidade de realizar empreendimentos de escala épica que moldam o futuro da infraestrutura global.
Portanto, da próxima vez que você pensar em uma ferrovia, lembre-se da Haoji Railway, uma estrada de ferro que ultrapassou todas as expectativas e está pavimentando o caminho para um futuro mais eficiente e conectado. É uma obra-prima que merece nossa admiração e respeito. Aperte o play no vídeo abaixo e veja mais detalhes sobre essa gigante infraestrutura.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®
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