Por Guilherme Augusto Vieira
Começo o artigo fazendo os seguintes questionamentos aos produtores rurais e pecuaristas:
O Senhor já imaginou perder seu melhor reprodutor ou um lote de animais por falta de medicamentos em sua fazenda?
A exploração moderna e tecnificada da produção animal envolvem alguns fatores necessários para sua sobrevivência mercadológica, a se destacar: produção de leite e carne de alta qualidade, “seguro”, com baixos níveis de contaminação microbiológica, a manutenção de um alto padrão sanitário do rebanho, investimento em genética e principalmente a adoção de ferramentas de gestão agropecuária no contexto atual do agronegócio brasileiro.
Antigamente os proprietários rurais viam a fazenda ou a granja como uma atividade amadora, sem uma forma de administração definida, onde todos os processos eram tratados de forma paternalista, sem indicação e assistência técnica, sem a utilização das modernas técnicas de produção e conseqüentemente as propriedades rurais apresentavam uma baixa eficiência produtiva em decorrência dos fatores mencionados acima, fato observado ainda em nossas propriedades.
Com o aumento dos índices de produtividade agropecuária, não há mais lugar para ineficiência e amadorismo. Os custos de produção aumentaram de forma aterrorizante e os produtores são obrigados a investirem em tecnologia para produzir.
Com o propósito obter um rebanho sadio e produtivo, o produtor deve adotar as práticas de um manejo sanitário, que vem a ser um conjunto de procedimentos com o objetivo de proporcionar ótimas condições de saúde aos animais, buscando evitar, eliminar, ou reduzir a incidência de doenças no rebanho (Degaspery et al,1988;Domingos & Langoni,2001;Revista Rural,2008) .
De acordo com Malavazi (1983), A exploração econômica, objetivo principal das atividades pecuárias, está na dependência direta da saúde dos animais.
Diante deste contexto em que está envolvida a produção animal, a compra de insumos (medicamentos veterinários, vacinas, etc..) e o seu armazenamento apresenta-se de maneira representativa na exploração, pois além de tratar e prevenir as enfermidades no rebanho evita-se o desperdício e os gastos desnecessários.
Daí a importância de se montar e organizar uma Farmácia em sua Fazenda. Mas afinal, o que vem ser Farmácia na Fazenda?
Pode-se definir a farmácia na fazenda como um espaço destinado ao armazenamento de medicamentos e correspondentes com a finalidade de fornecer apoio aos tratamentos realizados nos animais buscando uma melhor eficiência nos procedimentos a serem realizados nas fazendas (Vieira, 2010).
Pode-se a importância da organização de uma farmácia na fazenda, a se destacar:
Manter na propriedade rural produtos e medicamentos veterinários em estoques para tratamentos curativos das doenças nos animais;
Estoques de materiais diversos para que possam atender as atividades das fazendas, haras ou granjas como: Vacinas, materiais de usos hospitalares (algodão, gaze, curativos, agulhas, álcool, iodo),
Possuir equipamentos e utensílios de uso geral como : geladeira, frascos de produtos para curativos, tesouras, seringas, agulhas, etc.
Produtos para prevenção e controle das enfermidades;
Evitar desperdícios: medicamentos vencidos
Os insumos pecuários representam uma grande parcela no orçamento das fazendas e granjas de produções pecuárias. Neste contexto os medicamentos veterinários são responsáveis juntamente com a ração na composição dos custos, exigindo uma atenção especial no seu planejamento e controle.
Na busca dessa eficiência torna-se necessário uma efetiva indicação, aplicação, dispensação e armazenamento dos medicamentos veterinários. Vale salientar que o uso de medicamentos veterinários obedece a critérios técnico-científicos na aplicação nos animais, de importância na observação dos resultados dos tratamentos, sendo eles profiláticos e curativos, devendo seguir a orientação do profissional habilitado : o Médico Veterinário.
Neste sentido faz-se necessário cada vez mais a organização de uma farmácia nas fazendas com a finalidade de manter um estoque de medicamentos veterinários.
Outro aspecto a ser enfatizado é o local apropriado para armazenamento e montagem da farmácia na fazenda, assunto a ser tratado em outro artigo.
Lembrem-se, a sanidade do rebanho é um dos aspectos mais importantes nos sistemas de produção, pois o seu controle impede a disseminação de enfermidades, aumentando os lucros. O conjunto de fatores que compõe os aspectos sanitários de um rebanho é composto pela vacinação, controle de parasitos ( endo e ectoparasitos), higiene dos animais e instalações , além das ações profiláticas e curativas dos animais.
Diante do que foi apresentado, a Qualyagro e a Farmácia na Fazenda elaboraram o Programa Organize sua Farmácia ( consultoria on line), um programa de consultoria à distância, no qual há uma interação entre o produtor ( gado de leite, corte, aves, suínos) e a equipe Farmácia na Fazenda, no qual envia-se questionários e planilhas e os produtores preenchem e ao final de três meses a sua Farmácia e demais insumos estão organizados inclusive com análise de custos e orientação de compras.
Esta proposta foi elaborada por sugestão de produtores de vários Estados do Brasil, pois os custos com a assessoria presencial é inviável devidos aos custos de deslocamentos e demais despesas operacionais, daí foi elaborado o referido programa.