INCRÍVEL! ? 1ª Lei de Newton comprovada por acrobatas voadores

Um trator em pleno movimento, puxando um trampolim com acrobatas voadores, o resultado desta Física maluca só poderia ser INCRÍVEL!!!

Pela 1ª LEI DE NEWTON (Inércia), sabemos que um corpo com velocidade constante se movendo em linha reta, tende a permanecer nesse movimento. É exatamente o caso do rapaz que está pulando na cama elástica. Os Terraplanistas precisam assistir a este vídeo para que entendam alguma física básica. Como pode um avião pousar em uma terra girando? Pela mesma razão que esse cara pode pular em um trampolim em movimento.

Como a cama elástica se move em linha reta com velocidade constante, o rapaz também se move em linha reta com essa velocidade. Do ponto de vista de quem está no caminhão, esse rapaz se move apenas para cima e para baixo. Já do ponto de vista de alguém parado do lado de fora do trator, a trajetória do mesmo seriam aproximadamente curvas parabólicas. A FÍSICA é mesmo FASCINANTE.

Assista logo abaixo a 1ª Lei de Newton comprovada por acrobatas voadores (e mais vídeos na sequência)

Sobre a inércia

O nosso planeta está girando e, pela INÉRCIA, a atmosfera gira a mesma velocidade. Quando um veículo está parado e não há vento, o veículo e a atmosfera estão se movendo a mesma velocidade do planeta Terra no local.

Quando o veículo se move a 30 km/h, como o ar está parado em relação à Terra, do ponto de vista de quem está dentro desse veículo é como se o veículo estivesse PARADO e estivesse soprando um vento de 30 km/h nesse veículo (no sentido contrário ao movimento linear uniforme do veículo em relação a Terra).

Esse vento exerce um atrito (ou seja, esse vento faz uma força que vai tender a frear o veículo). A 80 km/h ocorre o mesmo, só que o “vento” sentido pelo veículo é de 80 km/h. Se não houvesse a atmosfera, não haveria o atrito do ar, e o experimento do vídeo geraria o mesmo efeito a 30, 60, 80, 100, 300, 1000 ou 2000 km/h. Mas como existe a atmosfera, quanto mais rápido o veículo se move, maior vai ser o atrito do ar, e portanto maior a força exercida sobre o rapaz para trás. Essa força vai tender a frear a rapaz.

Para tirar a interferência desse atrito do ar, o experimento pode ser feito em um veículo completamente fechado, como o avião, por exemplo. A inércia está presente com ou sem o atrito do ar. Mas com a presença do atrito, passa a haver uma força resultante no corpo com direção para trás (o que, repito, tende a frear o rapaz). Espero que esteja claro agora.

Sobre os acrobatas

Os Dunking Devils são uma equipe acrobática da Eslovênia e já se apresentaram em mais de 2000 eventos ao vivo em 50 países em 5 continentes.

Dunking Devils são acrobatas mundialmente famosos com mais de 2000 apresentações ao vivo em 50 países dos 5 continentes. Além disso a equipe é duas vezes campeões mundiais em mergulho acrobático, também detém 2 títulos do Guinness World Record. O caminho para o sucesso começou em 2004, quando um grupo de 4 amigos apaixonados por mergulho acrobático decidiu compartilhar o amor por este esporte com o mundo. Apesar de um começo difícil e de inúmeros obstáculos, eles nunca desistiram do sonho. Ao longo dos anos, cresceram para uma equipe de mais de 70 acrobatas, dos quais 25 são artistas profissionais. Em 2013, abriram o próprio centro de acrobacias onde ensinam e inspiram as gerações mais jovens.

‎Veja abaixo algumas das apresentações destes acrobatas voadores

AGRONEWS®, com informações da Ciência UAU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.