Aviso aos produtores rurais de aves de fundo de quintal! A famosa galinha caipira mato-grossense está em alerta contra Influenza Aviária. Vários focos vêm sendo registrados na América do Sul e, portanto, a FAMATO, o SENAR, o INDEA e o Ministério da Agricultura, estão realizando reuniões em vários municípios produtores de aves no Estado de Mato Grosso. Essas reuniões servem para conscientizar esses produtores comerciais sobre o risco da Influenza Aviária e para eles aumentarem e biosseguridade das granjas.
Influenza Aviária
E você, que produz aves, a famosa galinha caipira, deve estar em alerta e atento aos sinais da Influenza Aviária. As principais características desse vírus são alta mortalidade das aves, seja das galinhas caipiras ou das aves de subsistências, as aves que estão ali no entorno da sua propriedade. A qualquer momento que você observar essa alta mortalidade das aves, comunique imediatamente o INDEA.
A Influenza Aviária é uma zoonose, ou seja, é uma doença que é transmitida das aves para os seres humanos. Por isso, é importante comunicar ao INDEA e evitar manipular essas aves, caso você observe essa alta mortalidade. Outros sinais clínicos também existem, por exemplo, a ave pode apresentar inchaço da face, da barbela, edemas, quer dizer, o inchaço, né, nessas áreas. Uma roxidão também nessa face, pode ter tosse, pode ter espirros, enfim, sinais realmente de uma gripe.
Além disso, pode ter sinais neurológicos, ela pode estar com pescoço torcido, como se fosse um torcicolo, e andar cambaleante, quer dizer, dificuldade de andar. Então, você observando as aves com esses sinais, mais uma vez, comunique imediatamente ao INDEA.
AGRONEWS® é informação para quem produz