Autoridades japonesas começaram a sacrificar mais de 330 mil frangos ontem, quinta-feira (5), depois que um surto de gripe aviária altamente patogênica foi confirmado em uma granja de frangos pela primeira vez em quase três anos no país
O governo da província de Kagawa instruiu as granjas em um raio de 3 quilômetros do local infectado, que fica na cidade de Mitoyo, a não manusearem aves e ovos e estava verificando se as infecções haviam ocorrido em outros locais.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Fazendas em um raio de 10 km estão proibidas de transportar aves e ovos para fora da área. A fazenda infectada informou na quarta-feira que um total de 3.800 galinhas morreram em um período de quatro dias.
As medidas abrangem cerca de 4,62 milhões de frangos em 115 granjas dentro do raio de 10 km, mas até a manhã de quinta-feira não houve relatos de outras mortes em massa de aves na zona, de acordo com o governo da prefeitura. Espera-se que demore cerca de 10 dias para concluir o abate (sanitário).
Todo sapo é venenoso? Saiba identificá-los e o que fazer
O último surto de gripe aviária no Japão aconteceu em janeiro de 2018, também na província de Kagawa. O ministério da fazenda disse que o Japão suspenderá a exportação de frangos e ovos por enquanto.
Fonte: IPC Digital
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz