No dia 5 de novembro, serão encerradas as inscrições para a segunda edição do Ideas for Milk – Desafio Nacional de Startups – que está mobilizando jovens empreendedores de todo o país.
Em disputa, o prêmio de R$ 20 mil para a vencedora. Para participar, é preciso acessar o site www.ideasformilk.com.br e seguir o passo a passo da inscrição, feita exclusivamente pela plataforma JEMS (Journal and Event Management System, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Computação). A startup deve também enviar um pitch – um vídeo de até 4 minutos, detalhando a solução encontrada para um dos desafios da cadeia do leite.
Após o término das inscrições, todas as soluções serão analisadas por uma banca composta por especialistas em inovação, mentores do agronegócio e da Tecnologia da Informação. Serão selecionados os cinco melhores projetos que participarão da etapa final de apresentação, em Juiz de Fora (MG), nos dias 8 e 9 de dezembro. O anúncio das cinco finalistas será feito no dia 20 de novembro, pelo site do evento.
Caravana percorreu o berço das Agtechs
No mês de outubro, para divulgar o Desafio, a Caravana do Ideas for Milk percorreu diversas cidades da região Sudeste. São Paulo, por exemplo, concentra 50% das startups de AgTech do país, sendo a maioria localizada em Piracicaba. Os dados são do censo realizado, no ano passado, pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP e a AgTech Garage. O levantamento também destacou a participação de Minas Gerais, com 18% das startups, considerando a presença, no estado, de duas grandes escolas de agricultura: a Universidade Federal de Lavras e a Universidade Federal de Viçosa.
O Ideas for Milk busca desenvolver soluções tecnológicas para os diversos setores produtivos da cadeia do leite – a mais extensa do agronegócio, presente em 99% dos municípios brasileiros e que emprega 4 milhões de pessoas, movimentando um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do país. É uma competição nacional entre empreendedores que visa estimular ideias inovadoras de modelo de negócio, produto, processo ou serviço, baseadas em software web, aplicativo mobile e/ou solução em hardware, incluindo Internet das Coisas (IoT). As soluções devem promover a eficiência no setor lácteo. O sucesso da primeira edição, em 2016, chamou a atenção de investidores do Sillicon Valley (EUA) e do governo da Índia – importante participante do mercado internacional de softwares – interessados em acompanhar o processo brasileiro de inclusão do agronegócio do leite, na indústria 4.0.
Proposto pela Embrapa Gado de Leite, o Ideas for Milk tem como parceiros a Carrusca Innovation, o Agripoint, o Qrânio e a Kick Ventures. Também integra o programa, o Vacathon, um inédito hackathon rural que será disputado, em dezembro, na sede e na fazenda da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora e Coronel Pacheco (MG) respectivamente, com a participação de 20 universidades brasileiras. Podem participar do desafio startups de qualquer região do Brasil, com ou sem CNPJ, ou seja, startups em todos os estágios de desenvolvimento. O regulamento completo está disponível no site.
Escrito por: Carmen Calheiros (MTb 5247) – Embrapa Gado de Leite