EspecialistasNotícias

Instituto Ação Verde realiza Workshop online para apresentar plataforma gratuita de confecção do CAR

Plataforma gratuita MAPADOCAR, possui um conjunto completo de ferramentas de desenho técnico, com imagens de vários satélites para auxiliar na confecção e aprovação do CAR junto a SEMA. Confira!

O Instituto Ação Verde realizará nesta quarta-feira, 09 de março, às 14h, um Workshop online para apresentar em detalhes a plataforma MAPADOCAR (Link no final desta matéria). O sistema que funciona 100% na nuvem e é inteiramente gratuito, possui um conjunto completo de ferramentas de desenho técnico, oferecendo diversas bases geográficas e imagens de satélite como referência para a confecção do Cadastro Ambiental Rural.

Sobre o MAPADOCAR

O MAPADOCAR facilita a confecção do CAR, pois é feita em etapas sequenciais, onde o próprio sistema faz uma série de validações em cada etapa para garantir a qualidade do mapa da propriedade rural. O objetivo principal da plataforma é de aumentar o nível de aprovação desses mapas no sistema SIMCAR da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso.

O MAPADOCAR foi apresentado ao governo de Mato Grosso no final do ano passado e o governador Mauro Mendes avaliou a plataforma como uma ferramenta importante para que todos os usuários possam “falar a mesma língua” e conseguir evoluir na implantação do CAR no Estado.

plataforma gratuita de confecção do CAR
Mauro Mendes – Governador de Mato Grosso

Essa ferramenta vai nos trazer uma uniformização dessas bases de dados, criando a capacidade de evoluir com segurança e rapidez nesse objetivo que é a nossa regularização ambiental. Parabenizo a todos os parceiros, estamos todos do mesmo lado, esse trabalho em conjunto é primordial“, afirma Mendes.

O governador ressaltou ainda que dos 50 mil cadastros analisados nos últimos anos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), mais de 20 mil estão suspensos por inconformidades, e os proprietários não fizeram a alteração necessária dentro do prazo legal de 90 dias. A nova plataforma que analisa previamente os dados irá possibilitar que os processos não tenham pendências e possam ser validados.

Para o presidente do Instituto Ação Verde, Adilson Valera Ruiz, esta é uma plataforma inovadora, moderna, e de fácil uso. Ele conta que já tem vários técnicos utilizando a plataforma para testes, e o resultado tem sido a celeridade e o adequado suporte tanto ao agricultor, responsável técnico e aos servidores da Sema.

plataforma gratuita de confecção do CAR
Adilson Valera Ruiz – Presidente do Instituto Ação Verde

Mais importante que tudo isso é a credibilidade. A parte técnica a gente consegue, agora a credibilidade a gente conquista. Essa é uma conquista do governo de Mato Grosso. Essa credibilidade com certeza vai gerar novos projetos e novas possibilidades de negócios para todos os setores do governo“.

Por meio do novo sistema, a análise é feita de forma automática para apontar erros antes mesmo do processo ser inserido na base de dados estadual para análise da Sema-MT. É uma ferramenta que auxilia o produtor a confeccionar o cadastro para possibilitar um maior índice de preenchimento correto de informações e de validação do CAR. E tudo isso será apresentado em detalhes, nesta quarta-feira (09), pela equipe responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

Serviço

https://www.youtube.com/watch?v=xzVauxYXMQw

Link direto da live: https://www.youtube.com/watch?v=xzVauxYXMQw

Data: 09 de março (quarta-feira)
Horário: 14h (horário de Cuiabá/MT)
Site: https://www.mapadocar.com.br/

Realização

O Workshop “MAPADOCAR NA PRÁTICA” é realizado pelo INSTITUTO AÇÃO VERDE com patrocínio da APROSOJA, AMPA, CIPEM, ABIOVE e IMAC. O evento tem o apoio do SINDICATO RURAL DE CUIABÁ e do AGRONEWS. O INSTITUTO AÇÃO VERDE tem como mantenedores as seguintes instituições: FIEMT, APROSOJA e SINDALCOOL.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®

Artigos relacionados
Mercado FinanceiroNotícias

Algodão: Imea divulga o 1° relatório da colheita da safra 21/22 em MT

Mercado FinanceiroNotícias

Soja: esmagamento do grão em MT foi recorde em 2022

Mercado FinanceiroNotícias

Milho: confira o custeio da safra 2022/23 em Mato Grosso

Mercado FinanceiroNotícias

Boi: preço médio da @ do boi gordo subiu em Mato Grosso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.