IPPA: índice recua em outubro 2022

Em outubro, o IPPA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) caiu 1,5% em relação a setembro, em termos nominais, influenciado pelas quedas observadas para o IPPA/Cana-Café, o IPPA/Pecuária e o IPPA/Grãos, cujas variações negativas foram de, respectivamente, 4,9%, 2,4% e 1,3%

Já o IPPA/Hortifrúti avançou 13,1%. O resultado do IPPA/Pecuária se deveu à queda dos preços nominais do leite, do frango vivo, do boi gordo e dos ovos. No caso do leite, a baixa esteve atrelada ao enfraquecimento da demanda e pelo aumento da oferta, seja em função do incremento da produção ou do aumento das importações.

No caso das carnes avícolas e bovinas, a pressão sobre os valores veio sobretudo do crescimento da oferta de animais. No grupo de Grãos, houve recuos dos preços do algodão em pluma e da soja, como reflexo do observado no mercado externo.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Quanto ao resultado do Cana-Café, se deveu à queda dos preços de ambos os produtos. Especificamente no caso do café, o clima favorável vem gerando expectava de boa produção e, consequentemente, quedas nos preços.

Por fim, em sentido oposto, tem-se o resultado altista observado para o grupo Hortifruti, devido ao comportamento dos valores do tomate, da banana, da batata, da uva e da laranja. Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, registrou queda de 0,7% – logo, de setembro para outubro, os preços agropecuários caíram frente aos industriais da economia.

Fonte: Cepea

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *