Jornalistas visitam Expoagro

Jornalistas de diversas regiões do país e especializados em agronegócio, visitaram Mato Grosso durante a 54ª Expoagro

Por: Arno Schneider

Aconteceu durante a última EXPOAGRO (julho/2022) um evento muito interessante, diferente e desconhecido pela maioria das pessoas.

Jornalistas do Agro

Trata-se do “Road show MT”, idealizado por uma entidade de nível nacional, denominada Texto Comunicação Corporativa, que tem como objetivo promover ações para melhorar a comunicação entre o agro e o público.

Para falar e escrever sobre o agronegócio é preciso antes conhecê-lo.

Após décadas de alta tecnificação, com avanços em produtividade, gestão e ambiência, mais ganhos sociais e trabalhistas, o agro brasileiro se vê diante de um novo desafio: o da comunicação fora da porteira.

Há 50 anos éramos importadores de alimentos. Saímos de uma situação de insegurança alimentar para sermos grandes exportadores.

A conquista do cerrado que contribuiu grandemente para esse “milagre” brasileiro, num curto período de algumas décadas, é fato inédito no mundo inteiro.

Pesquisas da Embrapa e a competência do homem do campo, que resolveu pegar na “enxada” e no “laço”, também foram decisivos para esse avanço.

Essa história de conquistas deverá ser contada para a sociedade. É preciso elaborar projetos destinados ao fortalecimento da imagem da agropecuária.

Com esse objetivo foi programado o “Road show MT”. Por sugestão do Portal Agronews do jornalista Vicente Delgado, o Sindicato Rural De Cuiabá, promotor e organizador da Expoagro na pessoa do seu presidente Celso Nogueira, decidiu inclui-la na programação técnica da feira.

Apresentação do Road-show MT

Participaram do projeto 22 jornalistas representando dez estados, que foram deslocados das suas redações e vieram conhecer a realidade do campo do maior estado produtor do país.

O evento foi organizado num sistema de “Dia de Campo”, com visitas nas propriedades rurais.
O primeiro dia foi reservado à agricultura, com visitas às fazendas do Grupo Bom Futuro em Campo Verde. Os jornalistas tiveram a oportunidade de se inteirar do alto grau tecnológico aplicado nas culturas de soja, milho, algodão e na piscicultura.

Jornalistas visitam Expoagro
Visita dos jornalistas ao Grupo Bom Futuro – Unidade em Campo Verde-MT (Foto: Agronews)

No segundo dia o assunto foi a pecuária. Foram realizadas quatro visitas a fazendas da baixada cuiabana.
Sistemas de integração pecuária-floresta e o balanço do carbono das emissões pecuárias foram o tema das palestras da Fazenda Boqueirão de Arno Schneider.

Jornalistas visitam Expoagro
Integração pecuária-floresta – Fazenda Boqueirão de Arno Schneider (Foto: Agronews)

Na sequencia o grupo seguiu para a Fazenda Serrinha onde o gestor e sócio Miguel Silveira, discorreu sobre o tema “carne de qualidade”, especialidade da fazenda.

Jornalistas visitam Expoagro
Jornalistas visitam Fazenda Serrinha de Miguel Silveira (Foto: Agronews)

Após, na fazenda experimental da Associação Nelore MT, o grupo se inteirou dos avanços genéticos da raça.

O dia foi encerrado com a visita à Fazenda Olho D’Água de Getúlio Vilela precursor no estado da genética Girolanda para produção leiteira.

Jornalistas visitam Expoagro
Fazenda Olho D’Água de Getúlio Vilela – especialista em genética Girolando (Foto: Agronews)

O último dia teve uma grande oferta de palestras e compartilhamentos.

O IMEA apresentou os números da produção do agro no estado; o IMAC comentou sobre a carne mato-grossense; seguiram palestras e informes da ACRIMAT, APROSOJA, Governo do Estado e FAMATO/SENAR. Fechando o roteiro o Sindicato Rural de Cuiabá fez uma avaliação do evento.

Jornalistas visitam Expoagro
Celso Nogueira – Presidente do Sindicato Rural de Cuiabá – Expoagro 2022 (Foto: Agronews)

Os eventos Road show são uma espécie de divisor de águas para alertar e sacudir os ruralistas para a necessidade de divulgar o agronegócio.

Foi uma pequena contribuição para estabelecer um canal de comunicação entre a realidade do campo e os consumidores urbanos.

Outras iniciativas com o mesmo objetivo e a repetição anual do Road show MT, seriam muito bem-vindas.

Parabéns ao Sindicato Rural de Cuiabá e a todos os envolvidos no evento.

Jornalistas visitam Expoagro

Arno Schneider – Eng. Agr. e Pecuarista, Diretor do SRC, Sócio da Associação Nelore MT e Sócio da ACRIMAT

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.