José Tadashi: Setor lamenta morte do “pai do Vazio Sanitário”

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) lamenta, imensamente, o falecimento do PhD em Fitopatologia, José Tadashi Yorinori. Pesquisador e considerado o “pai” do Vazio Sanitário, Tadashi estava internado desde o dia 28 de abril deste ano, no Paraná, quando sofreu acidente doméstico.

O filho de Tadashi, Marcos Akio Tadashi, informou que por volta das 22h30, o pai teve uma parada cardíaca quando se preparava para fazer uma tomografia no abdômen. Tadashi chegou a ser reanimado, porém, depois de 20 minutos teve outra parada e não resistiu.

Para o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, Tadashi é um dos principais personagens quando se fala na soja no Brasil. “Tadashi foi uma pessoa ímpar na condução, principalmente, da cultura da soja. Ele foi fundamental para o sucesso da soja no Brasil. Foi uma pessoa que dedicou a vida por essa cultura e, por isso mesmo, merece nossa homenagem e lembrança eterna”, disse.

Diretor técnico da associação e amigo pessoal de Tadashi, Nery Ribas lembra do perfil do pesquisador. “O exemplo do doutor Tadashi é o que fica. Ele sempre demonstrou serenidade, humildade e muito conhecimento. Agregava pessoas ao seu lado pelo carisma e sempre foi muito respeitado no mundo da agricultura. O Brasil perde uma autoridade da Fitopatologia e nós perdemos um grande amigo e parceiro de longas jornadas. Que Deus conforte e ilumine a dor da família”.

Governo

O vice-governador do Estado de Mato Grosso e também produtor rural, Carlos Fávaro, lamenta, em nota, a morte do PhD em Fitopatologia José Tadashi Yorinori.

Segundo Fávaro, Tadashi foi primordial para os avanços e sucesso da soja no Brasil, foi uma pessoa que contribuiu muito para que o Estado tivesse bons resultados na produção dessa cultura e afirmou que com certeza será sempre lembrado pelos seus feitos.

“O que fica pra nós é um enorme respeito e gratidão pelos serviços prestados por ele ao setor”, afirma Fávaro.  “Desejamos que nesse momento de enorme tristeza também para o setor produtivo que Deus dê força e ilumine o coração da família e amigos perante essa dor”, finalizou o vice-governador.

O velório acontecerá hoje às 15h na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, e o sepultamento será amanhã (15.06), às 11h, no Cemitério São Pedro, em Londrina.

Compartilhar este artigo
Sair da versão mobile