DestaqueNotícias

Jovem roe mais de 100 caroços de pequi em apenas 10 minutos no Tocantins

Ser tocantinense já é o grande segredo. Pequi gostoso, qualidade boa, foi só se esforçar para conseguir chegar aos 108 caroços em 10 minutos”, diz campeão. Façanha inédita aconteceu durante o 2º Festival do Pequi, em Gurupi, no Tocantins

Muitos gurupienses reuniram-se na noite dessa sexta-feira, 25, para prestigiar o 2º Festival do Pequi, que premiou os melhores pratos feitos à base do fruto e também quem conseguiu roer mais caroços em 10 minutos. A prefeita Josi Nunes participou do evento, realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), em parceria com a Prefeitura de Gurupi.

Jovem roe mais100 caroços de pequi em apenas 10 minutos no Tocantins

A disputa entre os roedores de pequi foi dividida nas categorias masculino e feminino. Entre as mulheres, a vencedora foi Francinalva Barros Rodrigues, que roeu 64 caroços de pequi. “Estou muito feliz. É a segunda vez que participo e da primeira vez não deu certo, roí 48 e agora foram 64. Tudo foi pela minha filha. O dinheiro vai para cirurgia dela. Estou muito feliz”, contou Francinalva.

Jovem roe mais100 caroços de pequi em apenas 10 minutos no Tocantins

Entre os homens, o jovem Fernando Gonçalves se consagrou o grande campeão depois de roer 108 caroços de pequi, deixando uma marca histórica na competição. “Ser tocantinense já é o grande segredo. Pequi gostoso, qualidade boa, foi só se esforçar para conseguir chegar aos 108 caroços em 10 minutos”, contou animado o Fernando, quando foi questionado sobre o segredo para conseguir roer tanto pequi.

Jovem roe mais100 caroços de pequi em apenas 10 minutos no Tocantins

A prefeita Josi Nunes, que foi jurada na competição, contou que o evento já está se tornando uma tradição em Gurupi. “O Festival do Pequi já faz parte do nosso calendário cultural; é organizado pela UFT, mas com toda a parceria da Prefeitura. E o Festival do Pequi é um evento com muito humor e alegria, onde as pessoas vem se divertir e espero que realmente continue encantando Gurupi”, afirmou a gestora.

Todos os vencedores receberam premiação em dinheiro. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também foi parceiro do 2º Festival do Pequi de Gurupi.

A disputa na área gastronômica aconteceu nos dias 23 e 24, quando várias pessoas elaboraram receitas diversificadas feitas à base de pequi.

  • Vencedor – Prato Salgado com pequi
  • Candidata: Ângela Maria de Morais
  • Nome do prato: Salmão ao molho de pequi
  • Vencedor – Comidinha Salgada ou Doce com pequi
  • Candidata: Márcia Geraldo de Sousa
  • Nome do prato: Pequiche
  • Vencedor – Prato Doce com pequi
  • Candidato: Willian Gomes Ferreira
  • Nome do prato: Manjar de pequi com castanha de pequi

Neste ano, a novidade foi o envolvimento dos jovens por meio de vídeos sobre o fruto tipicamente tocantinense. As melhores produções também foram premiadas.

  • Vencedor – Vídeos com pequi com alunos do Ensino Médio
  • Candidata: Marcela Borges Dias da Silva
  • Nome do vídeo: Pequi tocantinense
  • Nome da Escola: Centro de Ensino Médio Bom Jesus
  • Vencedor – Curta-metragem Pequi na Tela
  • Candidata: Hadassa Raquel de Oliveira Freire
  • Nome do vídeo: Pequi: Espinhos e Doçuras

Foram premiadas outras iniciativas relacionadas cultura do pequi, como a produção de filmes curta-metragem. Assista abaixo curta o vencedor da competição “PEQUI – Espinhos e Doçuras“.

https://www.youtube.com/watch?v=8Eqfo42rxao

Lembrando que na competição foram consumidos caroços de pequi da espécie tradicional, com espinhos. Já imaginou se fossem utilizadas as novas cultivares de pequi sem espinhos? Se você ainda não conhece essa novidade, preparamos um artigo especial para lhe mostrar em detalhes do lançamento feito pela Embrapa Cerrados: Pequi sem espinhos, novas cultivares são lançadas oficialmente pela Embrapa

Sobre o município

Gurupi é um município brasileiro do Estado do Tocantins. Localiza-se no sul do Estado, às margens da BR-153 (Rodovia Belém-Brasília), a 238,1 km de Palmas, a capital do Estado, e a 742 km de Brasília. Fica no divisor de águas entre os rios Araguaia e Tocantins.

Gurupi é a terceira maior cidade do Tocantins, sendo o polo regional de toda a região sul do estado.

As principais fontes de renda do município são a pecuária e a agricultura, havendo também grande destaque como centro regional de comércio e serviços.

AGRONEWS® é informação para quem produz

]]>

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo