Dicas de EspecialistasNotícias

Kibb, o quadriciclo autônomo para agricultura do futuro

Conheça o quadriciclo autônomo desenvolvido para atender a agricultura sustentável.

A agricultura do futuro está se aproximando a passos largos e a CAKE, fabricante sueca de motocicletas elétricas, está se preparando para essa revolução com o lançamento de seu novo veículo elétrico de quatro rodas: o CAKE Kibb.

Kibb, o quadriciclo autônomo para agricultura do futuro

Além de ser um quadriciclo elétrico, o Kibb também é uma plataforma robótica semiautônoma, projetada especialmente para uso agrícola leve e para atender às necessidades únicas da agricultura regenerativa. Com sua bateria que também pode ser usada como uma estação móvel de energia, o Kibb é uma opção de transporte agrícola de menor impacto que pode apoiar o movimento em direção à agricultura sustentável.

Agricultura do futuro e regenerativa

O CAKE Kibb não foi criado para passeios emocionantes ou lazer. Este quadriciclo foi projetado para uso agrícola leve, onde pode ser usado para complementar o trabalho humano ou de máquinas e “atender às necessidades únicas da agricultura regenerativa“.

A maioria dos veículos agrícolas usados hoje em dia emitem gases de efeito estufa na atmosfera, mas o Kibb foi projetado para oferecer uma opção de transporte agrícola de menor impacto que possa apoiar o crescente movimento em direção à agricultura sustentável.

Kibb, o quadriciclo autônomo para agricultura do futuro

O CEO e fundador da CAKE, Stefan Ytterborn, comenta a importância do projeto, “A agricultura sustentável e responsável é vital para os ecossistemas saudáveis e estamos visando tornar o Kibb a principal ferramenta para todos os futuros agricultores.”, diz Stefan.

O CAKE Kibb possui um corpo modular, não muito diferente do da moto elétrica CAKE Osa, que pode usar vários acessórios diferentes para compatibilidade com vários acessórios de quadriciclo.

Geração de energia

A bateria do quadriciclo também pode servir como uma espécie de estação móvel de energia, alimentando diversos dispositivos ou aparelhos usados no campo.

Até mesmo tarefas individuais podem ser realizadas de forma autônoma pelo Kibb, liberando tempo para que os agricultores e pecuaristas realizem outros trabalhos.

A ideia do Kibb nasceu como parte de uma tese de mestrado de uma designer de transporte sueco que fez estágio na CAKE. A empresa ficou tão impressionada com a ideia que decidiu levá-la para o desenvolvimento de produção.

Kibb, o quadriciclo autônomo para agricultura do futuro

Projeto nasceu de uma tese de mestrado

O quadriciclo elétrico Kibb foi concebido pela primeira vez por Fanny Jonsson, um designer de transporte sueco, durante seu trabalho de tese de mestrado no Umea Institute of Design, explica Stefan.

Jonsson fez estágio com o time de design de produtos da CAKE como parte de sua tese em 2022 e aproveitou a expertise da empresa em desenvolvimento de produtos para criar a plataforma de quadriciclo elétrico Kibb. Desde sua formatura, a CAKE contratou Jonsson para o time de desenvolvimento de produtos da marca em tempo integral, onde ela ajudará a levar o Kibb das renderizações e conceito para a realidade.”, completa o CEO da empresa.

Jonsson conseguiu combinar seu conceito original com a tecnologia desenvolvida pela CAKE para suas motocicletas elétricas e o resultado foi revolucionário.

Fanny esclarece, “Quando comecei a desenvolver o conceito, eu tinha em mente desafios do mundo real e explorei fortemente onde há o maior potencial não explorado no mercado. A partir do núcleo da DNA da CAKE combinado com um novo tipo de veículo foi verdadeiramente emocionante, e o fato de a CAKE ter começado a fabricar isso e estar dando a todos a oportunidade de acompanhar o progresso das minhas renderizações e conceito para a realidade é uma honra, bem como uma ótima ferramenta para levar a agricultura zero emissão e regenerativa para o próximo nível“.

Para aqueles que estão animados para dar uma volta (ou andar ao lado) de um CAKE Kibb no trabalho, terão que esperar um pouco mais. A CAKE ainda está em fase inicial de desenvolvimento e não espera lançar o quadriciclo autônomo até 2025. Você terá que se contentar com a ampla gama de motocicletas elétricas da empresa por enquanto.

Aqueles que quiserem acompanhar o processo de desenvolvimento podem acompanhar o progresso do Kibb em https://ridecake.com/en/kibb.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo