Você sabia que a agricultura e pecuária de precisão podem aumentar significativamente a produtividade e a sustentabilidade sem aumentar a área de plantio? Sim, isso é possível graças à utilização de tecnologias avançadas, como máquinas agrícolas com sensores, pulverizadores automatizados integrados a um GPS e drones.

E o melhor: o governo federal acaba de sancionar a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão para apoiar e estimular o uso dessas tecnologias, confira!

agricultura e pecuária de precisão

Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão

O governo federal sancionou a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão, objetivando aumentar a eficiência na aplicação de recursos e insumos, diminuir o desperdício, reduzir custos de produção, aumentar produtividade e lucratividade, além de garantir sustentabilidade ambiental, social e econômica. A Lei nº 14.475 foi publicada no dia 14 de dezembro, no Diário Oficial da União (DOU).

A Embrapa participou da formulação da política, apresentando uma nota técnica e participando de audiências públicas no Congresso Nacional. Fundada em 1973, a Embrapa tem como missão promover a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias para o setor agropecuário, com o objetivo de contribuir para o aumento da produtividade, competitividade e sustentabilidade da agropecuária brasileira.

Em síntese, podemos dizer que a agricultura e pecuária de precisão são aquelas que utilizam ferramentas e tecnologias baseadas na variabilidade espacial e temporal, como máquinas agrícolas com sensores e pulverizadores de defensivos automatizados por exemplo.

Lei da agricultura e pecuária de precisão entra em vigor

Estas tecnologias permitem uma avaliação precisa das áreas de plantio, aumentando significativamente a produtividade sem aumentar a área de plantio e reduzindo o uso de defensivos e fertilizantes, trazendo mais sustentabilidade ambiental.

A nova lei apoia a inovação, sustentabilidade, desenvolvimento tecnológico e difusão de novas tecnologias, além de incentivar a ampliação da rede e infraestrutura de pesquisa. A Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão é um exemplo importante de como a Embrapa atua em temas que ainda não são tendências e está em sintonia com a sociedade.