Leite: aumento da oferta de matéria-prima pressiona para baixo os preços

O mercado atacadista de produtos lácteos está em queda. Na primeira quinzena de novembro, na média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, o recuo dos preços foi de 0,7%, frente a quinzena anterior

 

Segundo levantamento da Scot Consultoria, o leite Longa Vida (UHT) ficou cotado, em média, R$2,44 por litro, uma desvalorização de 7,0% frente o final de outubro. O produto foi o que teve maior recuo no período analisado.

No varejo, os produtos lácteos também desvalorizaram. Em São Paulo o recuo foi, em média, de 0,6% na primeira metade de novembro.

Para o consumidor final, o leite longa vida ficou 5,4% mais barato. O produto ficou cotado, em média, R$3,39 por litro. Contudo, na comparação com o mesmo período do ano passado, o preço do produto está 20,6% maior.

Para esta segunda quinzena a expectativa é de mais recuo na cotação do UHT em decorrência do aumento de captação da matéria-prima (leite cru), principalmente, no Brasil Central e região Sudeste.

Outro ponto que pode influenciar nesse recuo é a proximidade com as férias escolares, época típica de queda no consumo de leites fluidos.

 

Fonte: Scot Consultoria

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