Live: Furacão Ian causará “tempestades catastróficas, ventos e inundações”, alerta NHC

O furacão Ian está se intensificando rapidamente para uma tempestade de categoria 5, com ventos de quase 250 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões – NHC. Antes do contato terrestre esperado para a tarde desta quarta-feira, o centro alertou que a “previsão de rápida intensificação” causará “tempestades catastróficas, ventos e inundações na península da Flórida“. (Você pode acompanhar ao vivo a evolução da tempestade no final desta matéria)

Tempestade histórica com risco de vida

Primeiro furacão significativo a atingir o Estado do Sol desde 2018, Ian deve se mover lentamente em direção à costa, causar quedas de energia e possibilidade de fatalidades. Espera-se que seus efeitos sejam sentidos neste final de semana.

Furacão Ian

Consequências em Cuba

Cuba que ficou completamente sem energia depois que Ian interromper severamente o sistema elétrico nacional — começou a restaurar a eletricidade em sua rede no início desta quarta-feira, mas alertou que os reparos serão lentos.

Alertas importantes sobre o furacão Ian

Ian está trazendo ventos com força de furacão para uma vasta faixa da costa oeste da Flórida e condições de tempestade tropical para quase toda a extensão do estado. Embora o contato terrestre seja esperado em algum lugar entre Tampa Bay e Cabo Coral, ventos prejudiciais, ondas perigosas e chuva severa serão generalizadas.

A tempestade de categoria 4 pode ser forte o suficiente para danificar severamente casas bem construídas. A tempestade estava a cerca de 120km de Nápoles, Fla., a partir das 5h da manhã, nesta quarta-feira, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

Mais de 2 milhões de pessoas na Flórida estão sob ordens de evacuação. O governador Ron DeSantis pediu aos moradores que evacuassem na noite de terça-feira e disse que pelo menos dois tornados atingiram a Flórida. O Serviço Nacional de Meteorologia alertou para mais tornados na quarta-feira.

Mais de 86.000 clientes da Flórida estão acordando sem energia na quarta-feira, à medida que Ian se aproxima.

Alertas de tornados

Tornados atingiram o sul da Flórida na terça-feira, quando o furacão Ian se aproximou lentamente da costa oeste do estado, de acordo com o governador Ron DeSantis (R) e o Serviço Nacional de Meteorologia.

Imagens e vídeos circularam nas redes sociais mostrando árvores arrancadas e aviões capotados no Condado de Broward, bem como carros esmagados um no outro no condado de Palm Beach.

Sistemas tropicais geralmente produzem tornados enquanto fazem landfall em seu quadrante frontal direito.

À medida que atingem a terra, os ventos de furacões em terra diminuem à medida que encontram atritos da superfície da terra áspera, enquanto os ventos de nível superior continuam a soprar sem obstáculos. A disparidade cria uma tesoura de vento, torcendo nuvens verticais que se espalham entre diferentes níveis de atmosfera dentro de uma tempestade.

O Serviço Nacional de Meteorologia alertou para novos tornados e inundações localizadas no início da quarta-feira, com os maiores danos potenciais esperados nos condados de Palm Beach, Broward e Miami-Dade. Ian vai aterrissar na Flórida como um furacão de categoria 4 com uma possível evolução para categoria 5, o que significa que é forte o suficiente para danificar severamente até mesmo casas bem construídas, de acordo com os meteorologistas.

‘Hora de se proteger’, diz Cruz Vermelha ao Condado de Charlotte

É hora de se proteger“, o condado de Charlotte está sendo avisado.

A Cruz Vermelha Americana da Flórida Central e das Ilhas Virgens Americanas, emitiu o aviso em um tweet, aconselhando os moradores a “ficar em casa no quarto mais íntimo de sua casa sem janelas“.

Ele emitiu a mesma declaração em espanhol em um tweet, veja abaixo:

Flórida se prepara para desastres e inundações com 630 mm de chuva

Chuvas torrenciais acompanharão a passagem do furacão Ian enquanto ele caminha pelo Estado do Sol. Mesmo bem removido do litoral, um desastre de inundação de água doce pode se desenrolar à medida que algumas áreas enfrentam duas ou mais chuvas.

É esperado um flash catastrófico generalizado e com risco de vida, inundações urbanas e fluviais em todo o centro da Flórida“, escreveu o Centro Nacional de Furacões. “São esperadas inundações consideráveis, urbanas e fluviais generalizadas em partes do sul da Flórida até quarta-feira, e nordeste da Flórida, sudeste da Geórgia e costa da Carolina do Sul no final de semana até o fim de semana.

Os totais mais pesados, que o Centro Nacional de Previsão de Tempo do Serviço Nacional de Meteorologia pode levar a um risco “alto” de chuvas excessivas e enchentes, serão encontrados ao norte do centro da tempestade. Onde pode acontecer de 300 a 500 mm de chuva e chegar acima dos 630 mm por todo o estado. Isso pode incluir Tampa; enquanto o risco de tempestade será menor ao norte da localização da aterrisagem, um crescente risco de inundação pode compensar isso.

É provável que numerosos avisos de inundação sejam emitidos na quarta-feira, por isso é imperativo que os moradores busquem locais de abrigo que não estejam em risco de serem inundados por chuvas torrenciais. As taxas de chuva podem exceder de 50 a 70 mm nas chuvas mais pesadas. Furacões são conhecidos por sua alta “eficiência de precipitação“, o que significa que muito pouco da gota de chuva evapora no caminho para baixo. Isso é porque toda a atmosfera está quase saturação. Esse efeito contribui para chuvas constantes que podem ter impactos excepcionais.

Ao sul da localização dos olhos, quantidades de chuva de 120 a 240 mm serão mais comuns. Fortes chuvas se espalharão pela Geórgia e nas Carolinas até sexta-feira, à medida que o sistema sai da península oriental da Flórida para o Atlântico ocidental e depois se curva de volta à costa mais ao norte.

Furacão Ian Live (ao vivo)

O Canal americano Fox está ao vivo neste momento acompanhando impacto do furacão Ian no estado da Flórida, acompanhe!

Abaixo você também pode ver a evolução do furacão Ian acessando as imagens de satélite do Zoom Earth. Este site possui muitos recursos, incluindo a capacidade de ampliar e sair, mover-se e explorar diferentes áreas. Acesse e acompanhe!

Furacão Ian
Clique na imagem para acessar o painel

Disney e Universal fecham parques temáticos da Flórida por causa do furacão Ian

Instalações só serão reabertas na sexta-feira, se as condições climáticas permitirem. Veja lista de atrações fechadas e como remarcar o passeio.

Assim como os parques, os aeroportos de Orlando fecharam devido ao furacão Ian, levando ao cancelamento de voos. A suspensão das atividades afeta passageiros no Brasil.

A tempestade, que nesta terça-feira matou uma pessoa em Cuba e deixou todo o país sem energia elétrica, está prevista para chegar ao litoral da Flórida nas próximas horas.

Furacão Ian - Disney

Além de Disney e Universal, outros centros de entretenimento, como SeaWorld e Legoland, também ficarão de portas fechadas. E vários resorts do complexo Disney terão atividades externas e áreas de lazer interditadas.

As empresas afirmam que as instalações serão reabertas a partir de sexta-feira se as condições climáticas permitirem e criaram regras para reembolso dos ingressos comprados.

Ian agora é uma tempestade tropical, mas traz inundações e quedas de energia na Flórida

Ian reduz para tempestade tropical, mas continua causando inundações e quedas generalizadas de energia na Flórida. O caminho da tempestade coloca o nordeste da Flórida, Geórgia e Carolina do Sul em alerta.

O furacão Ian deixou um caminho de destruição no sudoeste da Flórida, prendendo pessoas em casas inundadas, danificando o telhado de uma unidade de terapia intensiva hospitalar e derrubando a energia para dois milhões de pessoas antes de mirar na Costa Atlântica.

Ian agora é uma tempestade tropical
O Centro Nacional de Furacões disse que Ian se tornou uma tempestade tropical por terra no início da quinta-feira e era esperado que emergisse sobre as águas do Atlântico perto do Centro Espacial Kennedy no final do dia. As chuvas de inundação continuaram em todo o estado, e um trecho da Costa do Golfo permaneceu inundado pela água do oceano empurrada para terra pela enorme tempestade.

“A inundação de tempestade severa e com risco de vida de 2,5 a 3 metros acima do nível do solo, juntamente com ondas destrutivas, está em curso ao longo da costa sudoeste da Flórida, de Englewood a Bonita Beach, incluindo Charlotte Harbor“, disse o centro.

Leia a matéria atualizada clicando aqui.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *