Os pomares de maçãs devem entrar na fase de frutificação ainda em novembro, e as atividades de raleio também devem ser iniciadas neste mês
Em regiões mais quentes, onde a plena florada ocorreu mais cedo, a frutificação teve início em meados de outubro, de acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea. Nas demais praças, o inverno prolongado atrasou a quebra de dormência, o que resultou em uma florada mais concentrada. Na região Sul, o clima permaneceu chuvoso durante a florada, atrapalhando o processo de polinização por abelhas – que exige temperaturas mais altas e clima mais seco.
Além disso, as precipitações demandaram a reaplicação de produtos para tratamento dos pomares, o que pode elevar os custos da próxima safra. Vale ressaltar que a expectativa para a temporada 2018/19 é de aumento de 1,2 milhão de toneladas no volume colhido, por conta da provável recuperação da produção da variedade fuji, após a quebra de safra registrada neste ano. Já para a gala, há relatos de abortamento, o que pode reduzir o volume esperado para a variedade.
Fonte: Cepea