Com investimento R$ 252,8 milhões, Governo assina ordem de serviço para início da construção da maior ponte de Mato Grosso. Com 1.360 metros de extensão sobre o Rio Juruena, ponte vai interligar Cotriguaçu ao distrito de Japuranã em Nova Bandeirantes.
A maior ponte de Mato Grosso
O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (26.04) a Ordem de Serviço para o início da construção da maior ponte de concreto em Mato Grosso. A ponte terá 1.360 metros de extensão e será construída sobre o Rio Juruena, na MT-208.
Além da construção da ponte, o projeto inclui a pavimentação de 59 quilômetros da rodovia e a construção de três pontes menores com comprimentos de 50, 30 e 15 metros, respectivamente. O valor total da obra contratada é de R$ 252,8 milhões.
A nova ponte irá substituir uma balsa que percorre mais de três quilômetros pelo Rio Juruena, em uma viagem de aproximadamente uma hora. O objetivo da construção é estimular o desenvolvimento da região Noroeste, assim como proporcionar uma nova ligação entre todo o norte do estado de Mato Grosso.
Conforme o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, a nova ponte possibilitará a ligação por asfalto entre Aripuanã e Guarantã do Norte, algo que antes parecia inimaginável. A previsão é que as obras sejam executadas e concluídas em um período de três anos.
“Com essa ponte que nós vamos fazer e o asfalto na MT-170 (antiga BR-174), vai ser possível sair Aripuanã e chegar até Guarantã do Norte por uma via asfaltada. É algo que antes parecia inimaginável, mas que vai se tornar realidade nesta gestão. Uma região que não tinha nenhuma ligação por asfalto, vai passar a ter duas saídas pavimentadas”, afirma o secretário.
A obra foi licitada pela Sinfra-MT em 2022 e vencida pelo Consórcio Juruena, que apresentou uma proposta com desconto de 12,97% em relação ao orçamento original. A nova ponte terá o dobro do comprimento da maior ponte de concreto em Mato Grosso, entregue pela atual gestão sobre o Rio das Mortes na MT-326, com 483 metros de extensão. Outras duas pontes estão sendo construídas sobre o Rio Teles Pires, uma com 550 metros em Alta Floresta e outra com 692 metros, entre Novo Mundo e Nova Guarita.
Outras obras em andamento
Um dos principais objetivos da atual gestão é iniciar as obras do Complexo do Juruena e de asfaltamento da MT-170, antiga BR-174, na Região Noroeste de Mato Grosso. Com a realização dessas duas obras, a realidade da região e do Estado será transformada de maneira significativa.
A MT-170 foi estadualizada por solicitação do governador Mauro Mendes ao Governo Federal. Serão asfaltados 270 km de estrada e construídas 23 pontes de concreto ao longo do percurso. Após uma série de reuniões com o Tribunal de Contas do Estado para agilizar o andamento das obras, a Sinfra-MT emitiu ordens de serviço para a elaboração e revisão de projetos.
Segundo Marcelo Oliveira, “Mato Grosso é um estado dinâmico e constantemente surgem novas demandas de asfaltamento e logística. Por isso, a Sinfra-MT tem um trabalho de planejamento, com elaboração de projetos para atender às necessidades da população“.
Outro desafio da atual gestão é realizar as obras do Contorno Norte do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande. Serão asfaltados 21,5 km de estrada em pavimento rígido em pista dupla, entre a BR-163/364 em Várzea Grande até a MT-251, a Estrada para Chapada em Cuiabá. A obra prevê a construção de viadutos sobre a MT-010 e a BR-163, uma trincheira sob a Avenida Antártica e uma nova ponte sobre o Rio Cuiabá. O valor do investimento é de R$ 204 milhões.
A implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) será uma grande obra para Cuiabá e Várzea Grande e trará mudanças significativas para a logística da Região Metropolitana. O Consórcio Construtor BRT já finalizou a ordem de serviço e está concluindo os projetos, além de remover estruturas da Avenida da FEB em Várzea Grande. A previsão é de que a obra, que custará R$ 468 milhões, comece em março na cidade de Várzea Grande.
O secretário afirma que “em Cuiabá, também temos o desafio de finalizar o novo Hospital Universitário e o acesso da Ponte do Parque Atalaia. São grandes obras lançadas sem planejamento em gestões passadas, e nós as entregaremos à sociedade“.
Outra obra de grande importância que será entregue após uma longa espera é a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, conforme lembra o secretário. O Módulo Administrativo já está praticamente finalizado e a licitação para o Módulo I, onde as empresas serão efetivamente instaladas, já foi realizada.
Além disso, o secretário Marcelo de Oliveira destaca que outro grande projeto para este ano é a concessão de rodovias. A Sinfra-MT está realizando estudos para oferecer mais de 3 mil quilômetros de estradas estaduais para a iniciativa privada, no que será o maior plano de concessões do país.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®