ClimatempoNotíciasPrevisão do tempo

Mais de 20 tornados atingiram cinco estados nos EUA – Biden diz que a situação foi uma “tragédia inimaginável”

Mais de 20 tornados atingiram cinco estados nos EUA – Kentucky, Arkansas, Illinois, Tennessee, Missouri – na noite de sexta-feira (10) para sábado (11). Os ventos violentos arrasaram várias cidades no centro do país e deixaram ao menos 70 mortos em Kentucky. O presidente Joe Biden chamou a situação de “tragédia inimaginável”. (vídeo com as imagens no final desta matéria)

Em Kentuchy, o tornado deixou um rastro de morte e desolação. O governador do estado, Andy Beshear, acredita que o saldo provável de mortos seja de 70 a 100 mortos. Em entrevista coletiva, ele disse que o fenômeno “devastador” é “o mais grave na história de Kentucky”.

Mais de 20 tornados atingiram cinco estados nos EUA

O estado de emergência na região foi declarado na noite de sexta-feira. A cidade de Mayfield, de 10.000 habitantes, foi a mais afetada. O telhado de uma fábrica de velas da cidade desabou, deixando “inúmeras vítimas”. Fotos e vídeos de Mayfield compartilhados nas redes sociais mostram vários prédios semidestruídos, barras de metal retorcidas, árvores arrancadas e destroços espalhados pelas ruas.

Em Mayfield, no sudoeste do estado, uma fábrica de velas com mais de 100 pessoas trabalhando foi atingida pelo tornado, segundo informações da rede de televisão local WLKY. Equipes de resgate continuam trabalhando no local.

Destruição em outros estados

Outros estados do sudeste e centro-sul dos Estados Unidos também foram afetados por fortes tempestades que deixaram vítimas e danos. No Arkansas, uma pessoa morreu e vinte ficaram presas em uma casa de repouso “praticamente destruída”. Os socorristas conseguiram retirar a tempo, antes que o prédio desabasse, todas as pessoas que ainda estavam no prédio, declararam autoridades do condado de Craighead à mídia local.

Em Illinois, as rajadas de vento destruíram um armazém de distribuição da Amazon. Funcionários que trabalhavam no local ficaram presos nos escombros.

Mais de 20 tornados atingiram cinco estados nos EUA

O tornado também deixou um rastro de destruição no Tennessee – onde três pessoas morreram -, no Arkansas, onde o telhado de uma casa de repouso cedeu, matando ao menos uma pessoa e ferindo outras cinco, e no Missouri, que registrou uma morte em decorrência do desabamento de edifícios.

A previsão climática indica que novas áreas podem ser atingidas pelos fortes ventos ainda neste sábado (11). Tornados são esperados em uma região que se estende do norte da Louisiana ao sul de Ohio.

No Tennessee, a tempestade provocou a morte de ao menos duas pessoas, segundo um responsável da proteção civil, citado pela imprensa.

Centro de distribuição da Amazon destruído

Em Illinois, um centro de distribuição da Amazon foi destruído e neste sábado equipes de emergência tentam resgatar cerca de 100 funcionários que trabalhavam no local durante a noite para empacotar as encomendas de Natal. Até agora, não há ainda informações sobre o número de vítimas.

Mais de 20 tornados atingiram cinco estados nos EUA

As imagens do galpão de Edwardsville, divulgadas nos canais de TV americanos e nas redes sociais, mostram uma boa parte do telhado arrancada, paredes desabadas e muitos destroços espalhados pelo chão.

Biden diz que a situação foi uma “tragédia inimaginável”

O presidente Joe Biden falou em “tragédia inimaginável” e garantiu que a administração federal trabalha conjuntamente com os governadores dos estados mais atingidos. Segundo os cientistas, as mudanças climáticas aumentam a intensidade e a frequência das tempestades nos Estados Unidos.

Esta manhã, fui informado sobre os tornados devastadores em todo o centro dos EUA. Perder um ente querido em uma tempestade como esta é uma tragédia inimaginável. Estamos trabalhando com os governadores para garantir que eles tenham o que precisam enquanto a busca por sobreviventes e as avaliações de danos continuam.”, diz Biden.

Abaixo você confere o vídeo compilado com as imagens mais impressionantes mais de 20 tornados atingiram cinco estados nos EUA.

AGRONEWS® Informação para quem produz

Siga-nos no Google News: CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados