No mercado da soja, os preços seguem em queda no mercado interno e no mercado externo, confira:
Os valores da soja estão em baixa nos mercados interno e externo, pressionados pela finalização da colheita no Brasil e pelas condições climáticas favoráveis à semeadura da oleaginosa no Hemisfério Norte.
De acordo com levantamento do Cepea, o enfraquecimento da demanda externa também pesou sobre as cotações, visto que consumidores globais estão postergando as aquisições, na expectativa de adquirir lotes a preços menores nas próximas semanas.
Esses agentes estão fundamentados na ampla oferta mundial da oleaginosa, prevista pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) a 410,58 milhões de toneladas na temporada 2023/24, um novo recorde e 10,8% superior às 370,4 milhões de toneladas projetadas para a safra atual (2022/23).
Segundo análise da semana anterior, “Produtores nacionais têm expectativas de maior demanda externa pela soja do Brasil, fundamentados na quebra de safra na Argentina. No campo, relatório divulgado neste mês pela Conab indica que a colheita no Brasil deve somar 154,81 milhões de toneladas da oleaginosa, 23,3% a mais que na safra anterior”.
Veja a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz