No mercado da soja, preço segue em queda e oferta está acima da demanda, confira:
Os preços da soja em grão seguem em queda no mercado brasileiro. Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão veio da oferta acima da demanda.
O ritmo das vendas do grão esteve reduzido nos últimos meses, e, agora, produtores têm necessidade de fazer caixa e/ou de liberar espaços nos armazéns, elevando a disponibilidade no spot nacional. Já do lado comprador, demandantes estão cautelosos nas aquisições de novos lotes de soja.
Quanto aos derivados, as desvalorizações do óleo e do farelo têm sido menos intensas em relação às verificadas para a matéria-prima, resultando em melhora na margem de indústrias. No caso do óleo de soja, o movimento de baixa foi limitado por expectativas de maior demanda para a produção de biodiesel.
De acordo com análise da semana anterior, “O volume de chuva se reduziu nos últimos dias, e a colheita de soja foi intensificada, com as atividades já entrando na reta final no estado de Mato Grosso (principal produtor nacional da oleaginosa). De acordo com a Conab, até o dia 11, o Brasil colheu 53,4% das 151,41 milhões de toneladas previstas para a temporada 2022/23, e, em Mato Grosso, o percentual chegou a 94,7%”.
Veja a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz