No mercado do boi, arroba volta a ser negociada acima do valor da carne, confira!
Os preços do boi gordo estão mais firmes no mercado paulista. Segundo pesquisadores do Cepea, além da retomada dos envios de carne bovina à China, a possibilidade de manter o gado no pasto, devido às condições mais favoráveis das pastagens, também reforça a sustentação aos valores internos da arroba.
Já no mercado atacadista da Grande São Paulo, o ritmo de vendas da carne bovina segue lento, o que mantém os preços da carcaça praticamente estáveis. Assim, com a recente recuperação no valor da arroba bovina e a estabilidade nas cotações da carne, nesta parcial de abril, a média de preço do animal para abate voltou a superar a da proteína.
Vale lembrar que, em março, o boi gordo para abate foi negociado abaixo da carcaça casada, devido às desvalorizações um pouco mais intensas da arroba bovina nas primeiras semanas daquele mês, que resultaram em queda na média mensal.
De acordo com dados do Indea, “Foram enviados para o gancho 472,48 mil animais no mês de março (+16,63% ante a fevereiro de 2023), dos quais os machos totalizaram 217,21 mil cabeças, com aumento de 10,07% para o mesmo comparativo. No entanto, o número de fêmeas foi destaque novamente, com acréscimo de 22,88% no comparativo mensal. Assim, o total de fêmeas abatidas sobressaiu o de machos pelo segundo mês consecutivo, e em março de 2023 elas tiveram participação de 54,03%”.
Veja a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações do Cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz