mercado do boi

Mercado do boi 18 de maio

No mercado do boi, maior oferta de animais pressiona valor da arroba em 2023

No acumulado deste ano (de dezembro de 2022 até a parcial de maio de 2023), o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 (estado de São Paulo) registra baixa de 6,34%, com a média atual (até o dia 16 de maio) a R$ 270,17. Trata-se da menor média mensal desde outubro de 2019, em termos reais (as médias foram deflacionadas pelo IGP-DI).

Segundo pesquisadores do Cepea, um fator de pressão sobre os valores da arroba em 2023 tem sido a recuperação da oferta de animais para abate, resultado de investimentos de pecuaristas em anos recentes. Dados preliminares do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados neste mês, evidenciam o crescimento na oferta neste ano.

De acordo com o Instituto, de janeiro a março de 2023, foram abatidos no Brasil 7,31 milhões de animais, número 5,11% superior ao do mesmo período de 2022 e a maior quantidade para um primeiro trimestre desde 2019.

Na análise da semana anterior, “Nesta parcial de maio, o Indicador do boi CEPEA/B3 registra média de R$ 268,77, sendo 6% inferior à de abril de 2022 e 14% abaixo da de maio do ano passado, em termos reais. Além da recuperação na oferta de animais nestes anos recentes, a suspensão dos envios de carne bovina à China entre fevereiro e março deste ano alongou as escalas de muitos frigoríficos. Quanto ao pecuarista, com a chegada do outono, as condições das pastagens começam a ficar desfavoráveis, o que já tem levado pecuaristas a elevar a oferta de animais”.

Veja a tabela indicativa abaixo:

Por Daniele Balieiro com informações do Cepea

AGRONEWS® é informação para quem produz

Compartilhar este artigo
Sair da versão mobile